Bélgica completa leilão do 5G e encaixa 1,2 mil milhões

2022-06-30 A Bélgica conseguiu um encaixe total de 1,2 mil milhões de euros com o leilão de frequências para o 5G. O processo está concluído e a entidade reguladora belga, a BIPT, anunciou os vencedores. Além dos três operadores móveis estabelecidos, a Citymesh Mobile emergiu como um quarto operador no mercado belga, assegurando espectro em todas as bandas em oferta, avança o 5G Observatory.
As licenças de espectro estavam disponíveis nas bandas de 700 MHz, 1800 MHz, 2,1 GHz e 3,6 GHz. Orange Belgium, Proximus e Telenet adquiriram cada uma 100 MHz de espectro de banda média e o novo operador Citymesh ficou com 50 MHz na banda de 3,6 GHz e 2 x 5 MHz na banda de 700 MHz. Espera-se que esta nova faixa de espectro seja utilizada para serviços 5G.
A Citymesh está atualmente centrada nas redes privadas mas com o espetro agora adquirido planeia desenvolver uma rede à escala nacional, ao mesmo tempo que anunciou uma parceria com o grupo romeno de telecomunicações Digi, também presente em Portugal.

DESI 2022 mostra progressos e lacunas persistentes


Empresa quer investir até 6,5 mil milhões nos próximos 8 anos


Já estão ao nível mais alto de sempre, mostra relatório


Só 12% a usam com nível de maturidade elevado


Operação concretizada até ao 2º semestre de 2023


Processo de Elon Musk contribuiu para o recuo


Apoiado por anúncios e a lançar em 2023


Impactada pela forte instabilidade dos mercados e das economias