Bill Gates antecipa que impacto da IA será arrasador no online

2023-05-25

A prazo, o desenvolvimento de soluções de IA vai provocar o desaparecimento dos motores de busca e das lojas online. "Nunca mais se irá a um site de pesquisa, nunca mais se irá à Amazon", advertiu esta semana o cofundador da Microsoft, Bill Gates.

Antevendo num futuro próximo de uma aplicação de IA que mudará completamente o comportamento do utilizador e erradicará ferramentas atualmente populares, como motores de busca ou lojas online, o bilionário acredita que será criado um assistente de IA capaz de entender as necessidades e hábitos de uma pessoa, acabando-se com a utilização da internet como a conhecemos hoje.

Durante o evento da Goldman Sachs e SV Angel, em São Francisco, diz que o criador deste assistente pessoal de IA tanto poderá ser uma startup ou por uma gigante da tecnologia. É que na luta pela liderança para criar a melhor ferramenta generativa baseada em IA estão gigantes da tecnologia como a Google, com o Bard, a Microsoft, com o Bing, bem como startups, como OpenAI, que criou o ChatGPT. Gates mostrou confiança na capacidade da Microsoft, que recentemente investiu quase 10 mil milhões de euros no OpenAI, criador do ChatGPT.

"Ficaria desapontado se a Microsoft não estivesse envolvida", confessou o cofundador da Microsoft, que destacou também estar "impressionado" com algumas ‘startups', incluindo a Inflection.AI, cofundada pelo ex-executivo da DeepMind. Lembra, no entanto, que ainda irá demorar algum tempo até que este agente digital esteja pronto para ser usado globalmente.
 


Para garantir que utilizadores separam factos da ficção


Para ampliar capacidade dos seus centros de dados


Fabricante de chips regista números recorde


Empresas ainda não estão a dar prioridade ao tema


De acordo com novo relatório da Salesforce


No âmbito do seu maior evento de tecnologia


Empresa revela dados do Wolf Security Threat Insights Report


Para acelerar ofertas aos clientes


Além dos projetos similares nos Países Baixos e Bélgica


Através de nova iniciativa “Value Generation”