Depois de em dezembro ter anunciado as primeiras sete fábricas de inteligência artificial (IA), Bruxelas avançou agora com uma 2ª vaga de projetos destinados a impulsionar a inovação em toda a UE. As novas fábrucas, num total de seis, vão contar com um investimento de 485 milhões de euros.
Assim, a Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho (EuroHPC JU) selecionou seis fábricas adicionais de inteligência artificial (IA) na UE. Vão ficar na Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Polónia e Eslovénia. Serão apoiadas por um investimento combinado nacional e da UE de cerca de 485 milhões de euros e vão disponibilizar acesso privilegiado a startups de IA e PME, promovendo o crescimento e uma expansão mais eficaz.
Em comunicado, a Comissão Europeia refere que as fábricas de IA são um pilar central na sua estratégia para tornar a Europa líder em IA. O projeto reúne 17 estados-membros e dois estados participantes, associados da EuroHPC.
Destaca-se que "as infraestruturas e os serviços prestados pelas fábricas de IA são essenciais para libertar todo o potencial do setor na Europa. Apoiadas pela rede de supercomputadores de classe mundial da UE, essas fábricas reunirão os principais ingredientes para a inovação da IA: poder de computação, dados e talento. Isso permitirá que as empresas de IA, particularmente PMEs e startups, bem como pesquisadores, acelerem o treino e o desenvolvimento de modelos de IA em larga escala, confiáveis e éticos.
O comunicado recorda que, tal como anunciado pela presidente da Ce, Ursula von der Leyen, na Cimeira de Ação para a IA em Paris, a iniciativa Invest AI visa mobilizar até 200 mil milhões de euros de investimentos europeus em IA. O que incluirá a implantação de várias gigafábricas de IA em toda a Europa, que serão enormes instalações de computação de alto desempenho concebidas para desenvolver e treinar modelos e aplicações de IA da próxima geração.
Essas novas seis fábricas de IA serão adicionadas às sete fábricas de IA selecionadas anteriormente, criando uma rede interconectada de hubs de IA prontos para acomodar a inovação de IA em toda a Europa. Cada fábrica será um balcão único, oferecendo suporte abrangente para desenvolver seus conjuntos de dados, bem como acesso a recursos de computação de alto desempenho (HPC) otimizados para IA, treinamento e conhecimento técnico.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital