Bruxelas avisa Elon Musk sobre planos de moderação no Twitter
2022-04-28

A Comissão Europeia já advertiu o dono da Tesla, na sequência do acordo para a compra do Twitter, que a rede social terá que cumprir as novas regras digitais europeias quando estiver sob a sua alçada, nomeadamente relativas à moderação de conteúdos. Se não o fizer, arrisca-se a multas pesadas ou até mesmo uma proibição.
O aviso veio de Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, que em declarações ao Financial Times avança que Elon Musk deve seguir as regras para moderar conteúdos ilegais e prejudiciais online.
O comissário destaca que a Europa está aberta a receber todos, mas seguindo as condições que estão definidas para o espaço comunitário. "Elon, existem regras. É bem-vindo, mas estas são as nossas regras. Não são as suas regras que se aplicam aqui", afirmou Breton.
Estes comentários chegam poucos dias depois de Bruxelas aprovar o novo pacote legislativo que forçará as big tech a monitorizar de forma mais agressiva os conteúdos online. Já Musk tem vindo a sinalizar ter planos para relaxar as políticas de moderação de conteúdo da rede social, descrevendo-se como um "absolutista da liberdade de expressão".