Bruxelas avisa Elon Musk sobre planos de moderação no Twitter

2022-04-28 A Comissão Europeia já advertiu o dono da Tesla, na sequência do acordo para a compra do Twitter, que a rede social terá que cumprir as novas regras digitais europeias quando estiver sob a sua alçada, nomeadamente relativas à moderação de conteúdos. Se não o fizer, arrisca-se a multas pesadas ou até mesmo uma proibição.
O aviso veio de Thierry Breton, comissário da UE para o mercado interno, que em declarações ao Financial Times avança que Elon Musk deve seguir as regras para moderar conteúdos ilegais e prejudiciais online.
O comissário destaca que a Europa está aberta a receber todos, mas seguindo as condições que estão definidas para o espaço comunitário. "Elon, existem regras. É bem-vindo, mas estas são as nossas regras. Não são as suas regras que se aplicam aqui", afirmou Breton.
Estes comentários chegam poucos dias depois de Bruxelas aprovar o novo pacote legislativo que forçará as big tech a monitorizar de forma mais agressiva os conteúdos online. Já Musk tem vindo a sinalizar ter planos para relaxar as políticas de moderação de conteúdo da rede social, descrevendo-se como um "absolutista da liberdade de expressão".

Por ter usado dados pessoais dos utilizadores para publicidade direcionada


Para executar a estratégia de crescimento definida para o grupo


Considerando ser uma "questão complexa e sensível"


Para as empresas darem resposta aos múltiplos desafios de mercado


Em plena fase de expansão industrial do metaverso


Para trazer ainda mais escolhas aos consumidores na Petal Search


Para acelerar transformação e transição das empresas


Campanhas de spam maliciosas cresceram 27 vezes


Novo meganegócio no setor tecnológico