Acaba de ser lançado, no âmbito do programa Horizonte Europa Digital, Indústria e Espaço 2023-2024 uma nova cal para a apresentação de propostas, no valor de 290 milhões de euros. O objetivo é impulsionar a investigação no espaço comunitário em tecnologias de dados, computação e IA.
Assim, a UE anunciou um financiamento de 85 milhões de euros para impulsionar a investigação em tecnologias de dados e computação, catalisando a inovação em inteligência artificial (IA). Um dos tópicos respeita à inovação em operações de dados alimentadas por inteligência artificial (IA), que resultará em sistemas e serviços de IA. Também investirá em projetos-piloto de grande escala para apoiar plataformas industriais de Internet das Coisas (IoT), bem como tecnologias de computação edge de próxima geração que podem ser usadas em aplicações e indústrias importantes.
Outros 206 milhões de euros financiarão projetos de investigação sobre tecnologias que promovam a competitividade digital e tecnológica da Europa e que contribuam para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Deste valor, 60 milhões de euros destinam-se a investimentos na investigação em soluções de IA e dados para apoiar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, como projetos de investigação que utilizem dados de robótica e soluções de IA para otimizar a energia e os recursos nas cadeias de valor da produção.
Outros 76 milhões de euros serão investidos em investigação em áreas como IA, dados e robótica, com projetos de investigação que permitirão aos robôs realizar tarefas não repetitivas em ambientes diários e ver uma maior integração dos robôs na indústria e na sociedade. Outros projetos de pesquisa usarão IA e dados para tornar o desenvolvimento de software mais rápido e fácil e tornar o software resultante seguro e capaz de funcionar bem em diferentes dispositivos. Será igualmente disponibilizado financiamento para a investigação em projectos que visem a utilização de tecnologias fotónicas para melhorar a qualidade das redes de comunicação, bem como a criação de uma "fábrica de inovação fotónica" para ajudar a acelerar a utilização de tecnologias fotónicas na indústria europeia.
Os restantes 70 milhões de euros destinam-se a investimentos em projetos como o desenvolvimento de cloud to edge servers, que ajudarão a criar uma arquitetura europeia completa de cloud e edge computing aberta. Ou à integração de materiais bidimensionais (2D) em tecnologias de semicondutores, bem como ao amadurecimento das tecnologias de sensoriamento quântico para prepará-los para o mercado. Este financiamento prevê também a criação de prémios europeus anuais para os contribuintes de software e hardware de código aberto.
Na sequência de um estudo sobre a forma como a liderança está a mudar
No âmbito da AWS re:Invent 2023, que decorre até 1 de dezembro em Las Vegas
Defende a criação de regras mais apertadas para as plataformas digitais
Para acelerar a adoção de soluções de IA generativa pelos clientes