A Comissão Europeia atualizou a decisão sobre o espectro das redes móveis a bordo dos aviões e decidiu reservar algumas frequências para tecnologia 5G nos voos. Assim, as companhias aéreas vão poder fornecer a última tecnologia móvel nos seus aviões, a par de outras tecnologias móveis que já disponibilizam. Os passageiros poderão usar os telemóveis a bordo como fariam se estivessem em terra.
Os aviões vão ter de ser preparados com equipamentos de rede específicos, as pico-cell, para fazer a ligação de 5G, canalizadas através de uma ligação por satélite com as antenas e centros terrestres.
Para o comissário europeu para o mercado interno, Thierry Breton, "o céu já não é o limite quando falamos das possibilidades oferecidas para conetividade super-rápida e de elevada capacidade".
Desde 2008 que a CE fez uma reserva de algumas frequências para comunicações móveis nos aviões, permitindo às companhias aéreas fornecer acesso a mensagens, chamadas em aviões e serviços de dados dentro do espaço aéreo da UE. Esta atualização abre caminho a uma utilização mais abrangente de serviços 5G.
Foram ainda feitas alterações nas frequências para disponibilização em transportes rodoviários de wi-fi, como carros e autocarros, com garantia de frequências até 30 de junho de 2023. Bruxelas diz que abre portas a inovação na indústria automóvel e potencialmente aplicações no metaverso.
Larry Page e Sergey Brin reveem estratégia de IA da gigante tecnológica
Poderá contribuir com um trilião de dólares para as empresas até 2025