A Comissão Europeia anunciou um investimento de 112 milhões de euros para a investigação e inovação em inteligência artificial (IA) e tecnologias quânticas para 2023-2024. Neste âmbito, já lançou convites à apresentação de propostas no âmbito do programa de trabalho digital, industrial e espacial do Horizonte Europa.
Assim, Bruxelas pretende investir mais de 65 milhões de euros em IA. Deste montante, 50 milhões de euros serão dedicados a projetos para desenvolver novas formas de combinar dados e a expansão de grandes capacidades de modelos de IA. Estes esforços reforçarão a aplicabilidade da IA em novos domínios e apoiarão a excelência da investigação europeia neste domínio.
Os restantes 15 milhões de euros serão investidos no desenvolvimento de sistemas de IA robustos e transparentes. Os projetos terão como objetivo aumentar a confiabilidade dos sistemas de IA e fornecer insights significativos sobre seus processos de tomada de decisão. Os investimentos acima ajudarão a desenvolver tecnologia de IA que se alinhe com a Lei de IA e a abordagem europeia centrada no ser humano para IA.
Serão ainda investidos 40 milhões de euros para impulsionar a investigação em tecnologias quânticas de ponta líderes mundiais, dos quais 25 milhões de euros serão investidos para a criação de uma rede pan-europeia de gravímetros quânticos (sensores de gravidade). A rede fornecerá medições de gravidade de alta precisão, importantes para vários setores, como observação da Terra e engenharia civil.
Outros 15 milhões de euros serão investidos em projetos transnacionais de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias quânticas de próxima geração. O objetivo desta cooperação é assegurar que a UE se mantenha na vanguarda da corrida tecnológica quântica mundial. E 7,5 milhões de euros serão consagrados a projetos que apoiem os valores europeus e coloquem as pessoas no centro da transformação digital, bem como aumentem a influência da UE na normalização global das TIC.
Em resultado do lento crescimento das redes de quinta geração móvel
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital