CE investe em IA e investigação e inovação quânticas

2024-04-30

A Comissão Europeia anunciou um investimento de 112 milhões de euros para a investigação e inovação em inteligência artificial (IA) e tecnologias quânticas para 2023-2024. Neste âmbito, já lançou convites à apresentação de propostas no âmbito do programa de trabalho digital, industrial e espacial do Horizonte Europa. 
Assim, Bruxelas pretende investir mais de 65 milhões de euros em IA. Deste montante, 50 milhões de euros serão dedicados a projetos para desenvolver novas formas de combinar dados e a expansão de grandes capacidades de modelos de IA. Estes esforços reforçarão a aplicabilidade da IA em novos domínios e apoiarão a excelência da investigação europeia neste domínio. 
Os restantes 15 milhões de euros serão investidos no desenvolvimento de sistemas de IA robustos e transparentes. Os projetos terão como objetivo aumentar a confiabilidade dos sistemas de IA e fornecer insights significativos sobre seus processos de tomada de decisão. Os investimentos acima ajudarão a desenvolver tecnologia de IA que se alinhe com a Lei de IA e a abordagem europeia centrada no ser humano para IA.
Serão ainda investidos 40 milhões de euros para impulsionar a investigação em tecnologias quânticas de ponta líderes mundiais, dos quais 25 milhões de euros serão investidos para a criação de uma rede pan-europeia de gravímetros quânticos (sensores de gravidade). A rede fornecerá medições de gravidade de alta precisão, importantes para vários setores, como observação da Terra e engenharia civil.
Outros 15 milhões de euros serão investidos em projetos transnacionais de investigação e desenvolvimento no domínio das tecnologias quânticas de próxima geração. O objetivo desta cooperação é assegurar que a UE se mantenha na vanguarda da corrida tecnológica quântica mundial. E 7,5 milhões de euros serão consagrados a projetos que apoiem os valores europeus e coloquem as pessoas no centro da transformação digital, bem como aumentem a influência da UE na normalização global das TIC.
 


Para garantir que utilizadores separam factos da ficção


Para ampliar capacidade dos seus centros de dados


Fabricante de chips regista números recorde


Empresas ainda não estão a dar prioridade ao tema


De acordo com novo relatório da Salesforce


No âmbito do seu maior evento de tecnologia


Empresa revela dados do Wolf Security Threat Insights Report


Para acelerar ofertas aos clientes


Além dos projetos similares nos Países Baixos e Bélgica


Através de nova iniciativa “Value Generation”