CE vai propor regras uniformizadas para empresas da UE27

2026-02-11

A Comissão Europeia vai propor, já em março, um conjunto único de regras para as empresas da União Europeia. O objetivo é facilitar a sua operação nos vários estados-membros, de acordo com as mesmas normas e reduzindo também custos administrativos. Denominado 28º regime ou EU inc, "permitirá que empresas inovadoras operem, comercializem e captem financiamento de forma integrada nos 27 estados-membros", destacou Ursula von der Leyen.
"No próximo mês, proporemos o 28.º regime, um conjunto único e simples de regras que se aplicará em toda a União, a que chamamos EU Inc. Este quadro permitirá que empresas inovadoras operem, comercializem e captem financiamento de forma integrada nos 27 Estados-membros", anunciou a líder da CE, numa carta dirigida aos líderes da EU.
Esta informação foi avançada antes da reunião, agendada para esta quinta-feira, dos chefes de Governo e de Estado da União, na Bélgica, para um retiro para discutir como aumentar a competitividade europeia face aos principais concorrentes, como Estados Unidos e China, e num contexto de pressões geopolíticas.
Na prática, este 28.º regime é uma proposta da CE para criar um conjunto único de regras opcionais que funcione em toda a UE, a par das leis nacionais. Isto porque atualmente existem 27 sistemas jurídicos diferentes (um por cada estado-membro), o que leva a que uma empresa que queira operar em vários países tenha de, por exemplo, adaptar contratos, impostos, regras comerciais e financeiras a cada país, o que é caro, lento e afasta investimento. 
É esta situação que Bruxelas quer alterar com a iniciativa que vai denominar EU Inc, que visa facilitar que empresas operem em vários países, reduzir burocracia e custos legais, ajudar as pequenas empresas (como startup) a crescer e captar investimento.
Na carta enviada aos líderes da UE, Ursula von der Leyen argumenta que, "num mundo cada vez mais moldado pelo poder bruto, pela rivalidade estratégica e pela instrumentalização das dependências", a competitividade económica europeia é "essencial para a independência da Europa".
"Cumprir esta agenda é uma responsabilidade partilhada por todas as instituições da UE e pelos estados-membros", pelo que estão em causa reformas nacionais e europeias, ao nível da simplificação administrativa (para gerar poupanças de 15 mil milhões de euros por ano), remoção de barreiras no mercado único (com as barreiras internas a equivaleram a uma tarifa de 45% sobre bens e 110% sobre serviços), e aposta na inovação e da atração do investimento.


Na sequência da recusa do uso militar do Claude


Conflito entre Anthropic e Trump não trava utilização empresarial da IA


Governo americano quer usar Claude em contexto militar


Procurando acelerar autonomia em áreas críticas


Para acelerar adoção empresarial de agentes de IA


Já estará a preparar fusão de plataformas de streaming