A CGI, uma das maiores empresas de consultoria de negócio e TI do mundo, assinou o Pacto da IA, lançado pela Comissão Europeia e a que já aderiram mais de 100 empresas. O grupo diz que esta adesão vem reforçar o seu compromisso global em manter os mais altos padrões e melhores práticas no desenvolvimento e uso de tecnologias, incluindo tecnologias inovadoras de IA e de IA generativa.
"Dada a ampla presença da CGI na Europa e em todo o mundo, bem como décadas de experiência na conceção e implementação de soluções baseadas em IA para clientes, estamos orgulhosos por nos juntarmos à iniciativa da UE com o objetivo de ajudar a moldar o futuro digital da Europa. O uso responsável de IA não é apenas uma necessidade ética, mas também um imperativo empresarial. Os objetivos delineados no Pacto da UE estão alinhados com a nossa própria estrutura de uso responsável, que usamos nas nossas operações e nas parcerias com clientes de todos os setores, à medida que imaginamos, exploramos, desenvolvemos e expandimos soluções e sistemas de IA nas suas organizações", refere Jean-Michel Baticle, presidente e diretor de Operações da CGI.
Para além de ter uma framework própria para a utilização responsável da IA, a CGI também apoia os clientes no desenvolvimento dos seus planos de IA responsáveis e "human in the loop", fornecendo orientações sobre como definir os níveis corretos de supervisão e governação para obter resultados robustos, éticos e fiáveis. Assim como compreender os riscos específicos da aplicação de diferentes modelos de I, aplicar a privacidade e a segurança para garantir a fiabilidade da informação e interações seguras e selecionar a combinação certa de modelos de IA.