China avança com investigação às políticas comerciais da Alibaba

2021-01-06 Pequim anunciou uma investigação às práticas comerciais da gigante de comércio eletrónico chinesa Alibaba, para determinar se são anticoncorrenciais. O grupo já garantiu ter recebido a notificação e que colaborará ativamente em todo o processo.

Uma das estratégias adotadas pela gigante mundial é obrigar os parceiros a venderem exclusivamente na plataforma da Alibaba e não nas da concorrência. Trata-se da política "escolher um dos dois", com a qual os comerciantes são forçados a vender exclusivamente na plataforma chinesa, caso optem por ela, não podendo ter a mesma estratégia em websites rivais como a JD.com e Pinduoduo.

O conglomerado chinês está assim sob o escrutínio do governo chinês, depois de recentemente este ter forçado a suspensão da entrada em bolsa de outro dos projetos do fundador da Alibaba, Jack Ma, o Ant Group, uma plataforma financeira online que detém a carteira digital Alipay. Só em novembro, com a campanha do Dia dos Solteiros a prolongar-se por alguns dias, a Alibaba acumulou vendas online de 74 mil milhões de dólares, o que representou um novo recorde.

Explorando tecnologias de IA, blockchain e cloud híbrida


Representando 18% das subscrições móveis do país


Premiada com o Gold Class no relatório de sustentabilidade da S&P


Com o objetivo de proporcionar uma transição segura para a cloud


Para infraestrutura de rede de 5G para prestadoras de serviços de comunicação


Quer reforar confiança dos consumidores na utilização da web


Grupo chega agora à Polónia com investimento de 1,6 mil milhões de euros