China avança com investigação às políticas comerciais da Alibaba
2021-01-06

Pequim anunciou uma investigação às práticas comerciais da gigante de comércio eletrónico chinesa Alibaba, para determinar se são anticoncorrenciais. O grupo já garantiu ter recebido a notificação e que colaborará ativamente em todo o processo.
Uma das estratégias adotadas pela gigante mundial é obrigar os parceiros a venderem exclusivamente na plataforma da Alibaba e não nas da concorrência. Trata-se da política "escolher um dos dois", com a qual os comerciantes são forçados a vender exclusivamente na plataforma chinesa, caso optem por ela, não podendo ter a mesma estratégia em websites rivais como a JD.com e Pinduoduo.
O conglomerado chinês está assim sob o escrutínio do governo chinês, depois de recentemente este ter forçado a suspensão da entrada em bolsa de outro dos projetos do fundador da Alibaba, Jack Ma, o Ant Group, uma plataforma financeira online que detém a carteira digital Alipay. Só em novembro, com a campanha do Dia dos Solteiros a prolongar-se por alguns dias, a Alibaba acumulou vendas online de 74 mil milhões de dólares, o que representou um novo recorde.