Depois da DeepSeek e da Alibaba, há mais uma tecnológica chinesa a lançar-se nos modelos de inteligência artificial (IA) que vão concorrer com as grandes gigantes norte-americanas. Desta vez, é a Baidu, que anunciou o 'Ernie 5.0'. A próxima geração do seu modelo de linguagem deverá chegar ao público no 2º semestre deste ano e promete "grandes melhorias nas capacidades multimodais".
De acordo com o que avança a CNBC, a Baidu garante que o "Ernie 5.0", deverá ter grandes melhorias nas capacidades multimodais, como processamento de textos, vídeos, imagens e áudio e converter cada um em texto e vídeo e vice-versa. As funções e os custos estimados deste novo sistema de IA não foram especificados.
"Estamos a viver um momento emocionante (...). O custo de inferência [dos modelos fundamentais ou de base], basicamente, pode ser reduzido em mais de 90% em 12 meses. Se podes reduzir o custo até uma determinada percentagem, isso significa que a tua produtividade aumenta esse tipo de percentagem. Acho que essa é praticamente a natureza da inovação", destacou Robin Li, CEO da Baidu numa conferência que decorreu esta semana no Dubai.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital