Chinesa Baidu anuncia novo modelo de IA no 2º semestre

2025-02-13

Depois da DeepSeek e da Alibaba, há mais uma tecnológica chinesa a lançar-se nos modelos de inteligência artificial (IA) que vão concorrer com as grandes gigantes norte-americanas. Desta vez, é a Baidu, que anunciou o 'Ernie 5.0'. A próxima geração do seu modelo de linguagem deverá chegar ao público no 2º semestre deste ano e promete "grandes melhorias nas capacidades multimodais".

De acordo com o que avança a CNBC, a Baidu garante que o "Ernie 5.0", deverá ter grandes melhorias nas capacidades multimodais, como processamento de textos, vídeos, imagens e áudio e converter cada um em texto e vídeo e vice-versa. As funções e os custos estimados deste novo sistema de IA não foram especificados.

"Estamos a viver um momento emocionante (...). O custo de inferência [dos modelos fundamentais ou de base], basicamente, pode ser reduzido em mais de 90% em 12 meses. Se podes reduzir o custo até uma determinada percentagem, isso significa que a tua produtividade aumenta esse tipo de percentagem. Acho que essa é praticamente a natureza da inovação", destacou Robin Li, CEO da Baidu numa conferência que decorreu esta semana no Dubai.
 


Pretende-se angariar 100 mil milhões de dólares para investir


Na sequência de uma investigação iniciada há um ano


Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital


De acordo com os dados do Consumer Conditions Scoreboard