Cisco destaca tendências tecnológicas para 2021

2021-01-20 Redes, cloud, cibersegurança, colaboração e outras tecnologias digitais foram fundamentais para garantir a continuidade do negócio e serviços essenciais como a educação e a saúde em 2020. Com a pandemia e a consequente crise, cerca de 95% das organizações alteraram as suas prioridades tecnológicas e para 2021 o 5G e as ligações de rede baseadas em Wi-Fi 6 vão ajudar a superar o fosso digital. As previsões são da Cisco.

Tendo em conta que se estima que metade da população mundial (3.700 milhões de pessoas) não tem ligação à Internet, a tecnológica considera que a nova geração de redes vai melhorar a velocidade e latência das ligações e ajudar a chegar a zonas com maior dificuldade de cobertura de fibra, nomeadamente as comunidades rurais.

O 5G vai beneficiar áreas como a telemedicina, a manufatura e o ensino, "que irá impulsionar o crescimento, a inovação e as oportunidades para milhões de pessoas". Citando um estudo da PwC, a Cisco refere que levar internet a quem atualmente está desconectado acrescentaria 6,7 mil milhões de dólares à economia global e tiraria 500 milhões de pessoas da pobreza.

A dinamização da internet das coisas através da inteligência artificial, redes avançadas e wireless de nova geração será outra tendência. Para a Cisco, em 2021 registar-se-á o "auge dos sensores", na combinação da conectividade e análises com sensores mais inteligentes e económicos, para interagir com os objetos em múltiplos sentidos: monitorização do estado e cuidados de saúde, rendimento desportivo e sensores de fadiga em profissões de risco, por exemplo.

No ecossistema do escritório, esta tecnologia poderá contribuir num ambiente mais saudável. Refere que o wi-fi, as tecnologias de localização e plataformas de colaboração vão permitir identificar os espaços subutilizados ou sobrelotados, além de regularem a temperatura ambiente, humidade, qualidade do ar e a luz.

Outra tendência será a utilização de sistemas de segurança sem passwords e "zero trust". A necessidade de maior mobilidade, assim como o teletrabalho imposto pela pandemia e o uso cada vez mais corrente de soluções cloud, ampliaram a superfície dos ciberataques. Devido ao roubo e perdas de credenciais, as empresas vão investir na adoção de tecnologias zero trust. A Cisco salienta que 4 em 10 organizações já utiliza este modelo e que 38% das restantes planeiam fazer em breve.

Por outro lado, as empresas procuram investir em sistemas sem palavras-passe, proporcionados por tecnologias de sensores biométricos. Estima-se que 80% dos smartphones utilizados para trabalhar já incluem configurações de biometria, num aumento de 12% ao longo dos últimos cinco anos.

Salienta-se ainda a tendência dos pagamentos por utilização nas TIC. Ou seja, o software-as-a-service, que permite às empresas pagar apenas pela tecnologia que necessitam, sendo sempre possível escalar face às suas necessidades. Seja fisicamente ou em cloud, prevê-se cada vez mais funcionalidades e capacidades através de software. Este formato de pagamento baseado em utilização dá mais flexibilidade às empresas e previsão de custos na gestão dos seus investimentos.

Em 2021, a Cisco prevê agilidade e resiliência das aplicações, considerando a força de trabalho mais móvel do que nunca. As aplicações estão mais distribuídas, o que aumenta as exigências sobre os sistemas. Nos próximos anos, as equipas de TI vão precisar de uma agilidade ainda maior e para tal vão usar soluções de visibilidade e análise para monitorizar os dados mais relevantes.

É ainda destacada a personalização da experiência do cliente, com as aplicações móveis  a facilitarem qualquer experiência de consumo, seja nas compras, uso do banco e formação. A Cisco acredita que haja uma evolução das aplicações que vão permitir relações ainda mais personalizadas, assim como respostas imediatas seja a pedidos ou incidentes. A conversação em tempo real e gestão de grande quantidade de informação da rede em conhecimentos práticos são exigidos por esta evolução. A experiência e a personalização combinadas serão essenciais para transformar a satisfação do cliente em fidelidade e compromisso a longo prazo.

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