Cerca de 97% dos CEO planeiam integrar a IA nas suas empresas, quatro em cada cinco reconhecem os potencias benefícios da tecnologia, 74% temem que as lacunas no seu conhecimento dificultem as decisões e 58% receiam que sem IA o crescimento das suas organizações sufoque. No entanto, apenas 1,7% diz estar completamente preparado para a tecnologia. Este paradoxo é destacado num novo estudo da Cisco, que garante que esta é a hora de agir.
"Num cenário dinâmico, em que a concorrência é feroz, a velocidade decide os vencedores. Os líderes que agem decisivamente hoje para construir redes resilientes e preparadas para o futuro serão os líderes de IA que impulsionam o valor real para o seu negócio. Eventualmente, existirão apenas dois tipos de empresas: as que são empresas de IA e as que são irrelevantes", diz o diretor de produtos da Cisco, Jeetu Patel, em comunicado.
Este trabalho, que abrangeu entrevistas a mais de 2,5 mil CEO de empresas de todo o mundo com mais de 250 colaboradores, revela que 70% dos CEO estão preocupados em perder terreno para os concorrentes e oportunidades devido a lacunas do IT e das infraestruturas, receios que já se estão a traduzir em perdas reais. Mais de metade (53%) teme que a falta de investimento em tecnologia lhes esteja a custar vantagem competitiva, enquanto dois terços estão preocupados com os custos de oportunidade de não investir mais.
Mas o trabalho destaca que os custos da inação não são cenários hipotéticos: se não investirem em tecnologia agora, os CEO podem contar com custos operacionais mais elevados, lucros mais baixos, produtividade reduzida e queda da quota de mercado. Os que já estão a recorrer à IA pelo seu potencial transformado, apostam em impulsionar a eficiência (69%), aumentar a inovação (68%) e superar os concorrentes (54%). Mas a concretização desta ambição exige que os CEO quebrem as barreiras que os impedem de concretizar o potencial da IA: escassez de competências, lacunas de infraestruturas e riscos de segurança.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital