A Europa atingiu níveis recorde de investimento em telecomunicações, com os avanços na cobertura das redes móveis 5G e das redes fixas de fibra FTTH. No entanto, corre o risco de ficar aquém do seu objetivo de alcançar uma sociedade gigabit para todos até 2030 em pelo menos 10%. E no que respeita ao 5G, continua atrás de países como os Estados Unidos, Coreia do Sul e China, onde as coberturas já se situam nos 96%, 90% e 86%, respetivamente. Na UE, ficou nos 73% em 2022, um aumento de 11% desde 2021.
As conclusões são do mais recente relatório sobre o "Estado das Comunicações Digitais, da ETNO, a associação europeia que representa os principais operadores móveis europeus. O trabalho, elaborado pela empresa de investigação Analysys Mason, surge no momento em que a Comissão Europeia deverá lançar uma consulta pública sobre o futuro do setor das telecomunicações e a sua capacidade de investir em novas redes.
Apesar do nível de investimento mais elevado desde 2016, a Europa corre o risco de falhar o objetivo da Década Digital de "conectividade gigabit para todos". Mesmo que os operadores de telecomunicações tenham conseguido manter os seus atuais níveis recorde de investimento, apesar das elevadas taxas de juro e da desaceleração económica, as projeções mostram que a taxa de cobertura poderá atingir cerca de 90% dos cidadãos da UE, deixando potencialmente dezenas de milhões de europeus para trás.
Em 2021, a despesa de capital total em telecomunicações (capex) atingiu os 56,3 mil milhões de euros na Europa. No mesmo período, as empresas tecnológicas investiram cerca de 1 bilião de euros em infraestruturas (ou seja, grandes rotas internacionais e submarinas, peering, trânsito e cashing) e 16 biliões de euros em centros de dados.
No final de 2022, cerca de 55,6% da população europeia tinha acesso às redes FTTH, contra 50% em 2021. Da mesma forma, o 5G está agora disponível para 73% dos europeus, contra 62% no ano anterior. Destaca-se que a Europa se continua a atrasar face aos seus pares em investimento per capita ajustado ao PIB: a Europa investiu 104,4 euros per capita em 2021, em comparação com 259,7 euros no Japão, 149,6 euros nos EUA e 110,2 euros na China.
Quanto à oferta de 5G standalone, a forma mais avançada de 5G, no final de 2022, a Europa tinha aumentado o número de redes autónomas para 4, em comparação com as 3 dos anos anteriores. A região da Ásia-Pacífico a lidera as instalações autónomas 5G, com 15 redes em 2022, mas a Europa tem tido um melhor desempenho do que a América do Norte, que contava com 3 redes.
De acordo com o relatório da ETNO, "os fundamentos do setor europeu das telecomunicações continuam a ser fracos. Isto não é desejável de um ponto de vista político, uma vez que a Europa trabalha para alcançar a sua visão de soberania digital". Conclui-se que, na bolsa de valores, as ações de telecomunicações da Europa têm tido um desempenho consistentemente inferior ao dos seus pares desde 2018: o índice Stoxx Europe 600 tem tido um desempenho pior do que o Global 1900 para as telecomunicações, mas também do que as ações das principais empresas tecnológicas.
Realça-se ainda que, de um ponto de vista industrial, o setor europeu das telecomunicações enfrenta níveis muito elevados de intensidade de capital, numa altura em que a sua dívida também está a aumentar: em 2021, a percentagem de receitas reinvestidas aproximava-se dos 20%, enquanto o rácio dívida/EBITDA dos membros da ETNO era de 2,53, o nível mais elevado desde 2014.
Lise Fuhr, Diretora-geral da ETNO, refere que "a liderança digital da Europa requer um forte setor de telecomunicações. Este relatório lança uma luz sobre a necessidade de apoiar os operadores que estão a investir em redes 5G e de fibra. Todos os cidadãos europeus devem ser incluídos no nosso futuro digital". Para Rupert Wood, Director de Investigação da Analysys Mason, " a saúde precária e contínua do sector das telecomunicações funciona contra os interesses dos europeus. Os fracos retornos tornam o investimento em infraestruturas necessário para atingir os objetivos da Década Digital de 2030 mais desafiante, e abalam as
Medida tem efeitos imediatos para prevenir fugas de informação
Nova ferramenta disponível em breve para todos os utilizadores
Aposta da Microsoft em oferta similar à do ChatGPT está a dar frutos