Os resultados a Alphabet no terceiro trimestre do ano superaram as previsões, com os lucros a crescerem 33% e as receitas 16%. Reiterando a sua aposta crescente na IA, reforçou a sua estimativa de investimento para este ano, que se deverá fixar entre 91 mil milhões e 93 mil milhões de dólares, acima da estimativa anterior de 85 mil milhões.
No total, as receitas da dona da Google no 3º trimestre ficaram nos 102 mil milhões de dólares, quando se esperavam 99,85 mil milhões. Já o lucro líquido da tecnológica ficou em 34,98 mil milhões, contra os 26,3 mil milhões no trimestre homólogo.
A Alphabet salienta que, ao excluir uma despesa de 3,5 mil milhões de dólares (três mil milhões de euros) relacionada com uma coima da Comissão Europeia, o lucro operacional teria aumentado 22%, com uma margem de 33,9%, beneficiando do forte crescimento das receitas e da eficiência na gestão de despesas.
Em termos de receitas, o negócio do Google Services aumentou 14%, para 87,1 mil milhões de dólares, graças ao forte desempenho do Google Search, das subscrições, plataformas e dispositivos da Google e dos anúncios do YouTube.
Por sua vez, as receitas da Google Cloud cresceram 34%, totalizando 15,2 mil milhões de dólares. Beneficiou do crescimento em produtos core, infraestrutura de inteligência artificial e soluções de inteligência artificial generativa.
Perante o crescimento do negócio e a procura dos clientes da cloud, os investimentos da tecnológica para este ano devem variar entre 91 mil milhões de dólares e 93 mil milhões de dólares, acima do previsto anteriormente.
O CEO da Alphabet e da Google, Sundar Pichai, destacou "um trimestre excelente, com um crescimento de dois dígitos em todas as principais áreas do negócio. Alcançámos o nosso primeiro trimestre com um volume de negócios de 100 mil milhões de dólares. A nossa abordagem completa à inteligência artificial (IA) está a gerar um forte impulso", destacando que a aplicação Gemini tem agora mais de 650 milhões de utilizadores ativos mensais. E que a Google Cloud encerrou o trimestre com 155 mil milhões de dólares em encomendas em carteira. A empresa conta com mais de 300 milhões de subscrições pagas, lideradas pelo Google One e pelo YouTube Premium.
No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"
O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor
Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia