A xAI, de Elon Musk, acaba de lançar a Grokipedia, que se posiciona como uma alternativa à Wikipédia e que conta com mais de 885 mil artigos gerados pela inteligência artificial (IA) do Grok. O anúncio foi feito pelo próprio multimilionário na sua rede social X, que diz que o objetivo é partilhar "a verdade".
Assim, este repositório de informação destina-se a que qualquer pessoa possa pesquisar informações de forma simples, com o objetivo de partilhar "a verdade". Disponível a nível global, a Grokipedia apresenta-se como uma interface de pesquisa simples, na qual se pode obter informação a partir de vários artigos. Para já, a nova ferramenta conta com 885.279 artigos disponíveis, apresentados apenas com texto. Mas estão em preparação novas versões da oferta, criada com código aberto, pelo que qualquer utilizador pode utilizar os seus serviços "sem qualquer custo".
A porta-voz da Fundação Wikimedia, Lauren Dickinson, citada pela agência Europa Press, já veio dizer que foram realizadas "muitas experiências para criar versões alternativas da Wikipédia" e que estas iniciativas "não interferem" com o seu trabalho e missão. "Até a Grokipedia precisa da Wikipédia para existir".
No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"
O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor
Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia