Elon Musk lança concorrente à Wikipédia com artigos gerados por IA

2025-10-29

A xAI, de Elon Musk, acaba de lançar a Grokipedia, que se posiciona como uma alternativa à Wikipédia e que conta com mais de 885 mil artigos gerados pela inteligência artificial (IA) do Grok. O anúncio foi feito pelo próprio multimilionário na sua rede social X, que diz que o objetivo é partilhar "a verdade".
Assim, este repositório de informação destina-se a que qualquer pessoa possa pesquisar informações de forma simples, com o objetivo de partilhar "a verdade". Disponível a nível global, a Grokipedia apresenta-se como uma interface de pesquisa simples, na qual se pode obter informação a partir de vários artigos. Para já, a nova ferramenta conta com 885.279 artigos disponíveis, apresentados apenas com texto. Mas estão em preparação novas versões da oferta, criada com código aberto, pelo que qualquer utilizador pode utilizar os seus serviços "sem qualquer custo". 
A porta-voz da Fundação Wikimedia, Lauren Dickinson, citada pela agência Europa Press, já veio dizer que foram realizadas "muitas experiências para criar versões alternativas da Wikipédia" e que estas iniciativas "não interferem" com o seu trabalho e missão. "Até a Grokipedia precisa da Wikipédia para existir".
 


Para tornar dispositivos mais proativos e inteligentes


Para reforçar áreas consideradas críticas para o futuro da Europa


Mostra Eurobarómetro Especial sobre a Década Digital


Preparando-se com parcerias para a nova fase da tecnologia


Será a mexida mais ampla em mais de duas décadas


Mas empresas ainda têm de redesenhar o trabalho