Elon Musk volta a ser processado pelo regulador dos EUA

2025-01-16

A Securities and Exchange Commission (SEC) acaba de processar Elon Musk por uma alegada infração das regras do mercado. Diz que não revelou atempadamente uma grande compra de ações da Twitter antes de ter assumido o controlo da rede social, a agora X, tendo com isso poupado 150 milhões de dólares. 
O regulador do mercado de capitais norte-americano alega que, ao não revelar a compra de 5% das ações comuns da dona do Twitter, o empresário conseguiu continuar a adquirir ações da empresa a preços artificialmente baixos, permitindo a poupança de pelo menos 150 milhões de dólares. Já em dezembro, na X, Elon Musk escreveu que a SEC lhe exigia que pagasse uma multa por não ter revelado a informação a tempo ou enfrentaria uma ação judicial com várias acusações em tribunal. A ação seguiu agora. 
Alex Spiro, advogado de Musk, diz em comunicado que a ação judicial é uma admissão de que a SEC não tem capacidade para apresentar um "processo real". E alega que o dono da Tesla e da SpaceX  "não fez nada de errado e todos veem esta farsa tal como ela é".
"Num momento em que a SEC recua e termina o mandato, a campanha de vários anos de perseguição contra Musk culminou na apresentação de uma queixa insignificante com apenas uma acusação contra Musk no âmbito da Secção 13(d) por uma alegada falha administrativa por não ter preenchido um formulário - uma infração que, mesmo que seja provada, implica apenas uma penalização simbólica", adianta.

 


Alemanha será sede do Centro Europeu de Operações


Nova solução deverá ser lançada na primavera de 2026


No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"


Para criar IA Industrial com foco na soberania digital


Orçamento terá agora de ser aprovado no Parlamento


O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor


Prevendo-se um crescimento contínuo nos próximos sete anos


Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia