Empresas e cidadãos aceleram adoção de pagamentos digitais

2023-09-20

O alargamento das infraestruturas de pagamentos digitais, da regulamentação e do open banking está a provocar uma mudança acelerada na forma como os consumidores e as empresas pagam os bens e serviços. Até 2027, os novos métodos de pagamento (pagamentos instantâneos ou em tempo real, moedas digitais, carteiras digitais, pagamentos conta-a-conta e pagamentos com código QR) representarão aproximadamente 30% do volume total dos pagamentos non-cash. Já os pagamentos tradicionais - como cheques, débitos diretos, cartões e as transferências a crédito - deverão cair para 70%. As perspetivas são do World Payments Report 2023, do Research Institute da Capgemini.
Assim, este trabalho antecipa que o número das transações non-cash ou sem dinheiro deverá chegar a 1,3 biliões em todo o mundo até ao final deste ano. E o crescimento vai acelerar nos próximos anos, espelhando a adoção crescente dos novos métodos de pagamento digitais. Até 2027 as transações non-cash deverão alcançar os 2.3 biliões, crescendo a um ritmo de 15% ao ano. Ao nível das geografias, e até 2027, espera-se que os pagamentos digitais cresçam 19,8% na Ásia-Pacífico, 10,7% na Europa e 6,5% na América do Norte.
O estudo revela que mais da metade dos responsáveis pela gestão financeira das empresas inquiridas acreditam que a crescente globalização do comércio e as interrupções contínuas na cadeia de abastecimento impulsionaram a procura de serviços de cash-management/otimização da gestão da tesouraria (CMS) mais eficazes e eficientes. Já para um terço dos inquiridos, a evolução dos riscos (geopolíticos e de cibersegurança) tornou o CMS um serviço crítico, enquanto quase 30% chamam a atenção para que o aumento da inflação é o principal motivo para a necessidade crescente de melhorar a gestão financeira das suas empresas e negócios.
Enquanto as empresas tentam lidar com os fatores que afetam a economia, as atuais ofertas de CMS dececionam a maioria das multinacionais, apesar destas em média se relacionarem com 27 ou mais bancos para conseguirem obter uma resposta adequada às suas atuais necessidades de cash-management. Mais de 70% dos gestores das empresas disseram que enfrentam problemas de negligência em litígios com os bancos, que se deparam com má avaliação do risco de crédito e com atrasos ou duplicação dos processamentos dos pagamentos. No entanto, a solução é clara, com cerca de dois em cada três (63%) gestores do setor bancário a referirem que as barreiras criadas pelas infraestruturas legadas constituem o maior obstáculo ao fornecimento de um CMS eficiente.
"O atual modelo do CMS precisa de ser revisto. As ineficiências crescentes e os longos ciclos de conversão de liquidez criam uma pressão adicional para os gestores das empresas. O nosso estudo conclui que uma base digital robusta é o caminho a seguir para otimizar a cadeia de valor. Ao simplificar a complexidade inerente aos seus próprios modelos operacionais e de TI, os bancos e as empresas de pagamentos podem aumentar a produtividade e o desempenho dos CMS dos clientes", afirma Jeroen Hölscher, Global Head of Payments Services da Capgemini. 
As novas soluções de pagamento e as principais iniciativas do setor estão a impulsionar o crescimento dos pagamentos digitais entre as empresas. As expectativas também estão a mudar: 63% dos clientes empresarias espera dos seus bancos uma experiência de pagamento semelhante à que é oferecida no retalho em 2023.
O setor dos pagamentos tem estado na vanguarda da transformação digital, mas enfrenta os custos da conformidade com a regulamentação local, regional e internacional (incluindo as iniciativas de pagamentos globais ISO20022 e SWIFT), o que deixa uma margem limitada para futuros investimentos em inovação. Os gestores dos bancos consideram que quase 80 % das fontes tradicionais de receita dos pagamentos estão sob pressão e que os prestadores de serviços têm de reequilibrar a sua abordagem entre os pagamentos de retalho e os comerciais. Globalmente, mais de 50% dos gestores dos bancos inquiridos afirmou acreditar que os pagamentos comerciais oferecem um maior potencial de lucro por comparação com os pagamentos do retalho.
A transformação digital da banca comercial exige um compromisso ao mais alto nível por parte das administrações, o alinhamento de objetivos e uma coordenação perfeita tanto no que diz respeito à planificação, como à execução das reformas estruturais. 67 % dos gestores do setor bancário estão convencidos que uma abordagem de parceria estratégica com os seus clientes empresariais reduz a potencial ameaça de desintermediação por parte das FinTechs e PayTechs; e 57% dos gestores do setor dos pagamentos consideram que através desses relacionamentos, os parceiros bancários estratégicos beneficiam de mais oportunidades de cross-sell e up-sell.
Para que os bancos e as empresas de pagamentos possam criar e manter relacionamentos estratégicos com os seus clientes empresariais na prestação de serviços de cash-management, o estudo propõe uma estratégia de três níveis: simplificar o back office para fomentar a inovação e a agilidade; utilizar plataformas para melhorar a eficiência do cash-management; e transformar os clientes empresariais em parceiros estratégicos, em vez de os tratar como prestadores de serviços.
O World Payments Report 2023 baseia-se em duas fontes principais de informação: o Global Large Businesses Survey 2023 e o Global Banking and Payments Executive Surveys and Interviews 2023. Estas fontes de informação abrangem 17 mercados: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Holanda, Reino da Arábia Saudita, Singapura, Espanha, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA. No âmbito deste estudo, o Research Institute da Capgemini entrevistou 355 diretores financeiros de grandes empresas.
 


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