A Ericsson avançou com a sua primeira parceria comercial com operadores para oferecer uma plataforma de APIs de comunicações e de rede a programadores e empresas. Assim, anunciou um acordo com a Deutsche Telekom (DT), sendo que a nova plataforma visa criar novas formas para que as operadoras monetizem seus investimentos em rede e impulsionem investimentos em infraestrutura móveis, com destaque para o 5G.
Este é um "marco importante na estratégia da fabricante para criar um negócio de plataforma de rede global com APIs de rede". A construção de uma plataforma global para expor recursos avançados de 5G - como qualidade, velocidade, latência e localização - através de APIs de rede fáceis de consumir é um componente-chave da estratégia empresarial da Ericsson. Permitirá que os programadores e as empresas integrem funcionalidades de rede nas suas aplicações, o que irá acelerar a digitalização das empresas e criar novas formas dos operadores rentabilizarem os seus investimentos em rede.
A empresa de consultoria e pesquisa em telecomunicações STL Partners prevê que a oportunidade de receitas criada pelas APIs de redes móveis crescerá para mais de 20 mil milhões de dólares até 2028. E a Ericsson estima que as oportunidades de receitas muito maiores para os operadores serão concretizadas através de novos casos de utilização baseados em APIs de rede, alimentando os investimentos em infraestruturas móveis para satisfazer uma procura crescente de capacidades de rede avançadas.
"As redes sem fiox têm sido fundamentais para a digitalização dos consumidores. Com as capacidades do 5G, as empresas podem agora tirar partido da mobilidade para transformar os seus negócios. Através das APIs de rede, os programadores e as empresas têm acesso fácil às capacidades avançadas da rede para desenvolver casos de utilização totalmente novos. Ao criar um negócio de plataforma global, a Ericsson está a redefinir a indústria e a criar novas formas de inovar através da rede", refere Börje Ekholm, presidente e CEO da Ericsson.
Uma componente fundamental para a construção desta plataforma global foi a aquisição da Vonage pela Ericsson, já que tem capacidades de CPaaS (Communications Platform as a Service) e uma comunidade de programadores
"Para os operadores, o negócio das APIs abrirá possibilidades de receitas adicionais que irão melhorar ainda mais a futura construção da rede. Estamos entusiasmados por apoiar a DT no lançamento de ofertas de comunicação para empresas, fornecendo APIs de rede à comunidade de programadores", acrescenta Börje Ekholm.
Reforçando o seu compromisso com práticas responsáveis e éticas