EUA desistem da ação para obrigar Google a vender investimentos em IA

2025-03-13

O escrutínio sobre as grandes tecnológicas norte-americanas mantém-se com a Administração Trump. O Departamento de Justiça a caba de anunciar que desistiu da sua intenção de obrigar a Alphabet, empresa-mãe da Google, a vender os investimentos que fez na IA. Mas mantém os planos para levar a Google a tribunal e obrigá-la a vender o Chrome.
De acordo com informação avançada pela Reuters, Washington continua apostada em aumentar a concorrência nas áreas em que considera haver risco de monopólio. O que acontece na pesquisa online, uma vez que todos os americanos se habituaram a pesquisar através do motor da Google, sendo esta acusada de "negar os utilizadores a um valor básico americano, a capacidade de escolher no mercado os serviços mais competitivos". 
Já no caso da IA, a big tech pode respirar de alívio, uma vez que esta área abrange a  startup Anthropic, onde investiu no início do ano mais de mil milhões de dólares, para ficar com o modelo de IA Claude. Os procuradores-gerais chegaram à conclusão que banir a Google dos investimentos em IA poderia causar consequências não intencionais nesta área. Assim, em vez de proibir a Google de investir em IA, esta deve ser obrigada a informar com antecedência os investimentos futuros que faça na tecnologia de IA generativa.
 


Pretende-se angariar 100 mil milhões de dólares para investir


Na sequência de uma investigação iniciada há um ano


Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital


De acordo com os dados do Consumer Conditions Scoreboard