Europa trabalha conetividade global por satélite

2024-12-05

Deutsche Telekom, Qualcomm e Skylo concluíram com sucesso um teste ponta a ponta de transmissão de SMS via uma rede de satélite. É visto como um passo importante para garantir a conetividade satélite na Europa e assim garantir uma segurança mais alargada o continente. Dizem que foi o primeiro caso na Europa de integração da rede terrestre de um operador móvel com uma rede de satélite para mensagens de texto. 
O reste só foi possível porque a 3GPP, uma série de organizações de normalização que desenvolvem protocolos para telecomunicações móveis, ter lançado especificações para a conetividade Direct-to-Handset (D2H). O teste demonstrou uma abordagem baseada em normas que integra as redes terrestres dos operadores móveis com a rede não terrestre da Skylo. O que permite potencialmente que os clientes em áreas sem cobertura móvel enviem e recebam mensagens de texto através da conetividade via satélite. 
O grupo foi contratado pela Comissão Europeia para desenvolver o IRIS2, uma constelação de satélites multi-órbita, composta por cerca de 290 satélites. O projeto visa criar uma infraestrutura de comunicação segura para a Europa, melhorar as capacidades de resposta a crises, proteger infraestruturas críticas e resolver as disparidades de conetividade digital.
 


Alertando para a necessidade de uma ação urgente na Europa


Por não divulgar compra de ações do Twitter


Para melhorar o processo de gestão em ano que será intenso


Reforçando a sua expansão internacional


Fase de apresentação de propostas decorre até 27 de março


Abrangem alguns dos estados-membros, como Portugal


Novas medidas entram em vigor em 120 dias