Frankfurt lidera ranking das 10 capitais mais digitais do mundo

2025-06-26

A cidade de Frankfurt, na Alemanha, é considerada a Capital Digital do mundo, dispondo de uma combinação de infraestruturas digitais de altíssima densidade e do maior ecossistema de interligação de qualquer cidade do planeta. Seguem-se Amesterdão, Londres, Washington, Paris, Singapura, Tóquio, São Francisco e Silicon Valley (Bay Area), Hong Kong e Nova Iorque. Os dados são de um estudo independente do Dstream Group, que foi encomendado pela DE-CIX, operador líder mundial de Pontos de Troca de Dados (Internet Exchange/IX).
O estudo teve como base mais de 30 dos centros de infraestruturas digitais, considerados os mais importantes do mundo, elencando os dez mais relevantes. Fez uma análise as várias categorias de infraestruturas: Pontos de Troca de Dados, data centers, infraestrutura de conectividade e redes, sendo que a cidade alemã de Frankfurt ocupa a primeira posição. Com 20 Pontos de Troca de Dados florescentes e 200 terabits de capacidade de portas conectadas em toda a cidade, 2.500 redes exclusivas e o panorama de data centers mais interligados do mundo, Frankfurt é incomparável ao nível do panorama global de interligação.
"Frankfurt emergiu como a Capital Digital do mundo em 2025 - um título conquistado através de décadas de investimento em infraestruturas digitais. Com o hub de interligação mais poderoso do mundo no seu núcleo, a cidade lidera agora o caminho na definição de como a internet global se liga, cresce e cria valor", refere em comunicado o coautor do estudo, o consultor Serge Radovcic, do Dstream Group. 
Segundo este responsável, algumas cidades alcançaram as primeiras posições numa área específica de infraestruturas, como a área metropolitana de Washington ao nível de data centers ou Singapura nas infraestruturas de conectividade, enquanto outras cidades alcançaram posições elevadas noutros critérios. Já Londres conseguiu bons resultados tanto em IXs como em data centers. Mas Frankfurt foi a única cidade a obter posições elevadas em três categorias: a primeira posição em IXs (partilhada com Amesterdão) e em redes, e a segunda posição em data centers.
O estudo analisou ainda o impacto económico do peering - ou a interligação direta de redes - através de um Ponto de Troca de Dados, apontados como os " campeões ocultos da infraestrutura digital". Os resultados da análise, que combina KPIs específicos do negócio, mostram uma contribuição económica direta do DE-CIX Frankfurt de mais de 3,7 mil milhões de euros por ano para a economia nacional alemã.
Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, destaca que "o futuro exigirá uma densidade ainda maior da infraestrutura digital e mais Hubs e Capitais Digitais para satisfazer os requisitos da próxima onda de evolução digital. Mas a cidade de Frankfurt irá continuar a brilhar como o ponto de agregação mais importante do mundo para a infraestrutura digital - a potência da interligação".
 


Negócio da SFR avaliado em 30 mil milhões de euros


Acusando Bruxelas de ir “muito além do que a lei exige”


No âmbito de uma call para manifestações de interesse


Representando uma verdadeira reinvenção do grupo


De acordo com último Relatório Threat Insights