G20 reitera compromisso de usar IA de forma responsável

2023-09-13

Os líderes do G20 acabam de reiterar o objetivo de utilizar a inteligência artificial de forma responsável, vendo a tecnologia como uma ferramenta para a prosperidade e expansão da economia digital global.
Assim, em comunicado, os membros do G20 - Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia - adiantam em comunicado que se vão esforçar para "alavancar a IA para o bem público, resolvendo os desafios de uma forma responsável, inclusiva e centrada no ser humano, protegendo simultaneamente os direitos e a segurança das pessoas".
Para garantir uma utilização e desenvolvimento responsáveis da IA, recomendam abordar as preocupações em torno da proteção de dados, preconceitos, supervisão humana adequada e ética, entre outros. "Para desbloquear todo o potencial da IA, partilhar equitativamente os seus benefícios e mitigar os riscos, trabalharemos em conjunto para promover a cooperação internacional e aprofundar os debates sobre a governação internacional da IA", referem em comunicado.
Onde se reafirma o compromisso com os Princípios de IA do G20, elaborados em 2019, que detalham as políticas globais e a cooperação em torno da construção de uma "IA confiável". Acordaram ainda em adotar uma "abordagem regulatória/governança pró-inovação" para colher o máximo de benefícios da IA e, ao mesmo tempo, mitigar potencialmente quaisquer riscos associados.
O G20 esteve reunido na India, onde Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, sugeriu a criação de uma estrutura para uma governação da IA "centrada no ser humano". Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sugeriu um órgão de supervisão semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas.


Ultrapassando valores da Microsoft e da Apple


Para reforçar serviços assistidos por IA


Citando várias tentativas com informações manipuladas


Deesencadeando uma nova onda de conhecimento aos negócios globais


Assinando pacto internacional no AI Safety Summit


De acordo com estudo da Salesforce