A IA generativa vai registar uma taxa média de crescimento anual de 36% pelo menos até 2030, representando 55% do mercado de software de IA. É que a vasta aplicabilidade da inteligência artificial, em todos os setores, impulsionará um crescimento significativo da tecnologia, que será comparável ao lançamento das redes sociais, do smartphone e da Internet, assegura a Forrester.
A consultora diz que o crescimento será motivado pela adoção especializada da IA e que os gastos anuais de aplicações especializadas estarão na ordem dos 79 mil milhões de dólares até 2030. Todos visam melhorar a automatização e a produtividade, particularmente nas indústrias de segurança, saúde e marketing de conteúdos.
A implementação generalizada será também é um fator impulsionador do crescimento da IA. Assim, deverão ser gastos anualmente 42 mil milhões de dólares em casos de utilização generalizada, como pesquisa, redação e resumo de determinadas informações. Os chatbots e as plataformas de comunicação representam mais de metade destes gastos anuais, utilizados para melhorar a experiência de clientes e funcionários.
O crescimento da IA será potenciado também pela receita de novos negócios, abrindo caminho para novas oportunidades de lucro. E cita o exemplo do Stack Overflow, site de programação de perguntas e respostas, que pretende cobrar os developers de IA pelo acesso às perguntas e respostas no seu site enquanto procuram treinar algoritmos e bots. A NVIDIA, empresa de tecnologia, viu o preço das suas ações a triplicar no primeiro semestre do ano, uma vez que os seus chips GPU são utilizados no treino de modelos de IA, como o GPT-4.
No entanto, e apesar do investimento empresarial significativo na IA generativa, as atuais limitações da tecnologia, como a ambiguidade regulamentar, as preocupações com os direitos de propriedade intelectual e os modelos tendenciosos, vão restringir a adoção a curto prazo e os ganhos de produtividade, prevê a Forrester.
Na sequência de um estudo sobre a forma como a liderança está a mudar
No âmbito da AWS re:Invent 2023, que decorre até 1 de dezembro em Las Vegas
Defende a criação de regras mais apertadas para as plataformas digitais
Para acelerar a adoção de soluções de IA generativa pelos clientes