Gigantes de consultoria apostam na auditoria a sistemas de IA

2025-06-05

As denominadas "big four" - a Deloitte, EY, PwC e KPMG - estão numa verdadeira corrida para criar um novo tipo de auditoria destinada a verificar a eficácia das ferramentas de inteligência artificial (IA). É que há cada vez mais empresas que procuram garantir que os seus sistemas de IA funcionam e são seguros. A informação é avançada pelo Financial Times. 
Assim, as quatro grandes da consultoria estão a preparar-se para lançar serviços de auditoria focados nesta tecnologia. Conhecidas no mercado pelas suas auditorias financeiras, o objetivo é beneficiar da sua reputação para conquistarem trabalhos de auditoria ao funcionamento dos sistemas de IA, nomeadamente aqueles que são usados nos carros autónomos ou nos programas para detetar cancro.
Esta aposta permite diversificar as receitas, tal como aconteceu quando as empresas começaram a querer ter um "selo de qualidade" nas informações de sustentabilidade que reportam. 
Assim, a PwC UKj já avançou que vai lançar "em breve" este novo serviço, numa altura em que "já avalia ferramentas específicas para os clientes, nomeadamente se os chatbots estão a responder às questões de forma precisa e a identificar problemas". Também a Deloitte considera esta validação dos sistemas de IA "crítica" para a adoção da tecnologia, pois as empresas "vão querer ter garantias sobre a IA que usam para gerir outras funções relevantes".
 


Ao mesmo tempo que cria uma super-equipa para esta área


Concentração na área dos satélites


Mostra World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini


No sentido de explorar formas de segurança nas redes e dados


Para ajudar robots a ouvir e compreender o mundo


Quer mostrar que é um parceiro estável e confiável


No âmbito do “Programa de Segurança para a Europa”