A Alphabet, dona da Google, chegou finalmente a um acordo definitivo para comprar a startup de cibersegurança Wiz por 32 mil milhões de dólares, na que será a maior compra de sempre da empresa-mãe da Google.
A Wiz é uma startup especializada em cibersegurança, que foi criada em 2020 e está sedeada em Nova Iorque. Disponibiliza um serviço de análise de dados para detetar riscos de segurança, contando com o apoio de vários investidores de Silicon Valley. Em maio do ano passado, conseguiu angariar mais de mil milhões de dólares, com a empresa a ficar avaliada em 12 mil milhões de dólares
Foi nessa altura que, pela primeira vez, a Alphabet a tentou comprar, mas a startup recusou a proposta, preferindo manter o foco na dispersão de capital em bolsa, que estava em preparação. No início desta semana surgiram noticias da apresentação da nova proposta, por 30 mil milhões de dólares que acabou por subir mais dois mil milhões, alcançando-se desta forma o acordo.
A maior aquisição da dona da Google, até agora, tinha sido a compra da fabricante de telemóveis Motorola, em 2012, por cerca de 12,5 mil milhões de dólares. Já a última grande aquisição da Google na área da cibersegurança aconteceu em 2022, da Mandiant , por 5,4 mil milhões de dólares.