A Google disponibilizou o modelo de Bard mais desenvolvido até ao momento, seis meses depois do lançamento da versão inicial do concorrente do ChatGPT. Assim, a tecnológica expandiu o acesso a funcionalidades em inglês a novos idiomas e países - já tem mais de 40 idiomas e países - e aposta muito mais na personalização das respostas. Para isso, passou a integrar-se com as demais aplicações e serviços, como o Gmail, Google Drive, Google Flights, Google Hotels ou o YouTube.
"Um dos maiores benefícios do Bard, uma experiência para colaborar com a IA generativa, é a possibilidade de adaptar as respostas exatamente ao que o utilizador precisa. Por exemplo, o utilizador pode pedir ao Bard para iniciar um documento para planeamento de uma viagem para si e para os seus amigos, para fazer um anúncio online para um Marketplace ou ajudar a explicar um tópico científico específico para os seus filhos. E agora, o Bard está ainda melhor na personalização das suas respostas, para que o utilizador possa dar vida às suas ideias com facilidade", refere Yury Pinsky, Director, Product Management do Bard, num blopost publicado no Google Portugal Blog.
Destacam-se as extensões Bard em inglês, "uma forma completamente nova de interagir e de colaborar com o Bard. Com as extensões, o Bard pode encontrar e mostrar informação relevante a partir das ferramentas da Google que usa diariamente - como o Gmail, Docs, Drive, Maps, YouTube, Google Flights e Google Hotels - mesmo quando a informação de que precisa se encontra em vários aplicações e serviços".
A gigante garante estar comprometida com a proteção da informação pessoal dos utilizadores. Que, se optarem por usar as extensões do Workspace, os seus conteúdos do Gmail, Docs e Drive não serão vistos por revisores humanos, não serão utilizados pelo Bard para mostrar anúncios ou para treinar o modelo. Acresce que "o utilizador pode sempre controlar as suas definições de privacidade e decidir como deseja usar estas extensões e pode desativá-las a qualquer momento".
Assim, e exemplificando a integração de soluções se o utilizador estiver a planear uma viagem ao Grand Canyon (projeto que ocupa vários separadores), pode, agora, pedir ao Bard para reunir as datas que funcionam para todos os viajantes a partir do Gmail, procurar informação dos voos e hotéis em tempo real, ver as direções no Google Maps para o aeroporto e até para assistir a vídeos do YouTube sobre coisas para fazer no Grand Canyon - tudo numa única conversa.
Nas respostas em inglês, o utilizador pode agora também usar o botão melhorado "Google it" do Bard, para verificar as respostas com mais facilidade. Ao clicar no ícone "G", o Bard irá ler a resposta e avaliar se existe conteúdo na web para a comprovar. Quando uma afirmação pode ser avaliada, o utilizador pode clicar nas frases destacadas e saber mais, seja informação de acordo com o que procura ou informação contraditória encontrada pela Pesquisa Google.
O desenvolvimento de conversas de outras pessoas com o Bard está também facilitado. Quando alguém partilhar um chat do Bard com o utilizador através de um link público, o utilizador poderá continuar a conversa e fazer perguntas adicionais ao Bard sobre esse mesmo tópico ou usá-lo como ponto de partida para as suas próprias ideias.
A tecnológica diz que as novas funcionalidades resultaram das atualizações do modelo PaLM 2, o mais desenvolvido até ao momento. Foram aplicadas técnicas de aprendizagem por reforço de última geração, para treinar o modelo para ser mais intuitivo e imaginativo.
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