Google Cloud lança inovações pioneiras em IA no Next ‘25

2025-04-09

A Google Cloud acaba de arrancar com o Next ‘25, que decorre em Las Vegas até 11 de abril e reúne programadores e profissionais da área da tecnologia cloud. E as novidades anunciadas no âmbito da iniciativa são muitas, demonstrando a dinâmica na adoção da inteligência artificial (IA) empresarial, com uma onda de inovações em todas as camadas do seu conjunto de tecnologia de IA totalmente integrado.

"A oportunidade apresentada pela IA é diferente de tudo o que já testemunhámos. Tem o poder de melhorar vidas, aumentar a produtividade e reimaginar processos a uma escala anteriormente inimaginável. A Google tem vindo a trazer a aprendizagem de máquina aos nossos produtos há mais de 20 anos, e o nosso investimento em IA está profundamente enraizado na nossa missão principal: organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil. Com a Google Cloud, alargamos esta missão, ao vermos a IA como o catalisador mais potente para ajudar os nossos clientes, programadores e parceiros a avançar na sua missão", refere em comunicado Thomas Kurian, CEO da Google Cloud.

Assim, a gigante anunciou que a sua rede privada global está agora disponível para empresas de todo o mundo. A Rede Cloud de Área Alargada (WAN), está otimizada para o desempenho das aplicações e oferece um desempenho 40% mais rápido, enquanto reduz o custo total de propriedade até 40%. Abrangendo mais de 200 países e territórios e alimentada por mais de três milhões de quilómetros de fibra, esta infraestrutura à escala planetária é utilizada para treinar o modelo mais capaz da Google, o Gemini.
Já o supercomputador de IA da Google Cloud é composto por hardware, software e modelos de consumo, num sistema de supercomputação revolucionário meticulosamente concebido para simplificar a implementação de IA, melhorar drasticamente o desempenho e otimizar os custos. Neste âmbito, apresentou a sétima geração de TPUs, que representa a sua maior e mais poderosa TPU até à data, uma melhoria de mais de 10x em relação à nossa mais recente TPU de alto desempenho; extensas opções de GPU; e o Gemini no Google Distributed Cloud (GDC). Aqui, estabeleceu uma parceria com a NVIDIA para trazer o Gemini para os sistemas NVIDIA Blackwell, sendo a Dell parceiro chave, de modo que possa ser usado localmente em ambientes conectados e redes internas isoladas da internet externa (air-gapped).

Nos modelos líderes da Google e com a meta de trazer o melhor da Google DeepMind para os clientes de cloud, está a ser oferecida uma inovação rápida num espectro diversificado de modelos próprios, cada um meticulosamente concebido para satisfazer as necessidades únicas de vários clientes. Incluem os modelos Gemini 2.5, modelos de pensamento, capazes de raciocinar através dos seus pensamentos antes de responder, resultando num melhor desempenho e precisão; melhorias nos modelos Google AI; e descoberta científicas, sendo que os modelos AlphaFold 3 e WeatherNext estão agora disponíveis no Vertex AI Model Garden, permitindo às organizações personalizá-los e implementá-los para investigação e aplicações industriais.

Já no Vertex AI, a plataforma abrangente para a inovação em IA, os novos avanços anunciados vêm melhorar a capacidade dos clientes para gerir as suas iniciativas de IA, Incluem: mais de 200 modelos no Vertex AI Model Garden; grounding em fontes mais fiáveis; Vertex AI Dashboards and Model Optimizer: Vertex AI Dashboards; e Live API. Em comunicado, a Google Cloud diz que "o Vertex é a plataforma de IA para programadores mais aberta na cloud e a única que oferece soluções multi-agentes, permitindo que vários agentes de IA trabalhem em conjunto. As novas funcionalidades que irão ajudar os clientes a migrar para um ecossistema multi-agente, independentemente do estádio onde se encontrem na sua jornada de IA ou qual da tecnologia que escolheram.

Também há novidades no Google Agent space, anunciado em dezembro último. Reúne a pesquisa empresarial com qualidade Google, a IA conversacional, Gemini e agentes de terceiros, e capacita os colaboradores para encontrarem e sintetizarem informações dentro da sua organização, conversar com agentes de IA e agir com as suas aplicações empresariais. Com melhorias como a integração com o Chrome Enterprise, a Agent Gallery e Agent Designer; um agente para geração de ideias; um para pesquisa profunda; e o Google Agentspace search on GDC.

Para responder ao atual cenário de ameaças, a Google anunciou novas inovações para ajudar as empresas a melhorar os seus recursos críticos de ciberdefesa. Que incluem o Google Unified Security , o Google Threat para uma deteção e priorização mais eficazes; um agente de triagem de alertas; e um agente de análise de malware.

"Este é um momento extraordinário para trabalhar com estas tecnologias transformadoras. Na Google, estamos profundamente empenhados em ajudar os clientes a inovar, disponibilizando infraestruturas, modelos, plataformas e agentes de classe mundial; oferecendo uma plataforma aberta e multi-cloud que proporciona flexibilidade e escolha; e construída para a interoperabilidade, acelerando o retorno dos seus investimentos em IA", acrescenta Kurian.

 


Reagindo às multas aplicadas por Bruxelas no âmbito do DMA


Reforçando a sua posição na América Latina


Gigante perde 5,5 mil milhões de dólares apenas num trimestre