Google contesta decisão do DoJ de vender parte do negócio de anúncios

2025-05-07

A Google poderá ter de vender parte dos seus negócios no negócio dos anúncios, como o ‘remédio' proposto pelo Departamento da Justiça dos Estados Unidos, depois de considerar que a gigante norte-americana detém um monopólio ilegal na publicidade online. Assim, o DoJ deu a conhecer que a tecnológica terá de desinvestir na sua plataforma de venda de anúncios e na plataforma de gestão de anúncios. Esta já vai saber que vai recorrer da decisão.

Neste processo, em que se considerou que a big tech teve durante uma década uma posição dominante na área da publicidade digital, pretende-se obrigá-la a vender o Ad Exchange (AdX) e a plataforma de gestão DoubleClick for Publishers (DFP), atualmente denominada Google Ad Manager. Poderá ter ainda se ser obrigada a rever políticas na área da publicidade online, mas ainda está por perceber de que forma isso será feito.

De acordo com o DoJ, a Google terá manipulado os leilões de anúncios para obter vantagens e impor condições injustas no acesso às suas ferramentas. A compra da DoubleClick em 2008, por exemplo, garantiu-lhe uma grande base de editores que procuravam ligar-se aos anunciantes na sua rede de anúncios, com todos os recursos ao seu dispor.

A Google já fez saber que vai apelar desta decisão. Em declarações à Reuters, Lee-Anne Mulholland, a vice-presidente de questões regulatórias da Google referiu que "as propostas adicionais do DOJ para forçar uma venda das nossas ferramentas de anúncios vão muito além das conclusões do tribunal, não têm base de lei e iriam prejudicar os publishers e anunciantes."

 

 


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