GSA diz que operadores estão a reforçar aposta nas redes 5G SA

2025-05-06

A oferta de redes 5G standalone (5G SA) está a expandir-se significativamente. No final de abril, um total de 186 operadores de 65 países estavam a investir neste tipo de redes públicas, mais nove que no 4º trimestre do ano passado. Com 73 operadores de 39 países a lançarem serviços ou a fazerem um lançamento suave da oferta. As contas são Global Mobile Suppliers Association (GSA).

No seu mais recente relatório, refere que o ecossistema 5G SA está a evoluir, com crescimento nas implementações de redes, disponibilidade de dispositivos e inovação nos chips. Tanto os operadores de redes móveis públicas como os operadores de redes privadas estão a acelerar os seus investimentos, apoiando uma série de utilizações e modelos de negócio. Pelo que as expetativas são de novos avanços, com mais oferta de comunicações ultrarrápidas de baixa latência e a expansão do espetro no próximo ano.

No final de abril, a região da Europa, Médio Oriente e África ultrapassou a Ásia-Pacífico no número de lançamentos de redes 5G SA comerciais, impulsionada em grande parte pelo aumento da atividade na Europa. A GSA identificou 101 organizações a nível mundial que estão a pilotar ou a implementar redes 5G SA privadas, abrangendo sectores como a indústria transformadora, a investigação e os transportes.
Já em número de dispositivos compatíveis com 5G SA, ficou em 2.334 anunciados, um aumento de 34% desde março de 2024, com 2. 102 disponíveis comercialmente. Sendo que os telemóveis representam mais de 60% deste total.


Alemanha será sede do Centro Europeu de Operações


Nova solução deverá ser lançada na primavera de 2026


No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"


Para criar IA Industrial com foco na soberania digital


Orçamento terá agora de ser aprovado no Parlamento


O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor


Prevendo-se um crescimento contínuo nos próximos sete anos


Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia