HP anuncia plano de reestruturação para responder ao mercado

2022-11-24

Com redução em 12% da sua força de trabalho mundial

HP anuncia plano de reestruturação para responder ao mercado

Na sequência da apresentação de resultados, e antecipando que muitos dos desafíos deste ano vão permanecer em 2023, a HP anunciou um novo plano de reestruturação. O "Future Ready Transformation Plan" estende-se por três anos e implicará um investimento de mil milhões de dólares, sendo que 600 milhões serão gastos já em 2022. Permitirá poupanças brutas de 1,4 mil milhões. Parte virá do corte de cerca de 12% da sua força de trabalho: entre 4 mil a 6 mil pessoas vão sair até 2025.

No último trimestre do seu ano fiscal, que terminou em outubro, a HP registou uma queda de 11% nas receitas, para 14,8 mil milhões de dólares, num contexto de menor procura por computadores e crescimento mais lento nos EUA. Contabilizando o ano completo, recuaram apenas 1%, para 36 mil milhões. Os lucros do ano fiscal recuaram mais de 50%, para 3,2 mil milhões.

Mary Myers, CFO da companhia, admitiu na apresentação de resultados que "muitos dos desafios que enfrentámos no ano fiscal de 2022 vão permanecer no ano fiscal de 2023". Por isso, o grupo decidiu avançar com um novo plano de reestruturação, que chamou de "Future Ready Transformation Plan", com o qual cortará entre 4 e 6 mil colaboradores até final do ano fiscal de 2025, no equivalente a 12% da força de trabalho da empresa a nível global. Os custos estimados para este plano são de mil milhões de dólares, dos quais 600 milhões de dólares serão gastos já este ano e o restante nos dois anos seguintes. Estima-se que permita alcançar poupanças brutas, nos próximos três anos, na ordem de 1,4 mil milhões de dólares.

A HP é um dos grupos particularmente afetados pela forte quebra que se está a registar no mercado de PCs, que se deverá manter em 2023. A inflação, o abrandamento da economia a nível global e o abrandamento do consumo face aos anos da pandemia estão a ser fatores de peso. 


IDC: Vendas mundiais de smartphones caem aos níveis de 2013


Grupo supera previsões e antecipa mais crescimento este ano


Larry Page e Sergey Brin reveem estratégia de IA da gigante tecnológica


De acordo com o relatório ‘Cisco Purpose 2022’


Poderá contribuir com um trilião de dólares para as empresas até 2025


Antes da compra, plataforma tinha 7.500 pessoas


CEO admite ter sido demasiado ambicioso


Para manter integridade e segurança dos dados