A IA está no topo das prioridades de investimento em inovação próximos três anos. Os líderes das empresas estão a utilizar cada vez mais a tecnologia para desenvolver modelos de negócio por completo, informar decisões críticas, aumentar a eficiência e acelerar tanto as poupanças como o crescimento. A conclusão é de um estudo anual da CGI, que abrangeu uma pesquisa em 21 setores económicos.
O estudo, que assenta em mais de 1.800 entrevistas presenciais com executivos de negócio e de tecnologia, dos quais 80% são de nível C, concluiu que se regista um reequilíbrio entre a redução de custos e o crescimento das receitas. À medida que os clientes se voltam a concentrar no crescimento das receitas, citam a necessidade de impulsionar a inovação, introduzir novos produtos e serviços e melhorar a experiência do cliente e do cidadão, enquanto se concentram na modernização, na otimização e no controlo de custos.
Regista-se ainda um maior alinhamento entre as funções de negócio e as TI. A meta é desenvolver uma estratégia partilhada, que está no seu nível mais elevado. Para a CGI, contribuem para esta situação o foco combinado na eficiência empresarial e no uso de tecnologias digitais, incluindo inteligência artificial (IA), para impulsionar resultados.
Os líderes digitais, que produzem os resultados esperados das suas estratégias digitais, estão a aumentar o fosso entre aqueles que estão a construir e a lançar as suas estratégias. Por exemplo, os líderes digitais são mais bem-sucedidos no que toca ao desenvolvimento das suas estratégias de dados, na modernização de sistemas legados, na agilidade do modelo de negócio, na utilização de serviços geridos e na implementação de tecnologias avançadas, incluindo a IA.
"Este ressurgimento do crescimento como uma prioridade, combinado com um foco contínuo na redução de custos através da eficiência, alinha-se perfeitamente com o conjunto de serviços e soluções da CGI e com o nosso compromisso em fornecer resultados empresariais tangíveis. Esperamos que a combinação do crescimento com a eficiência crie novas oportunidades para ajudar os clientes a evoluir os seus modelos de negócio, a aplicar a inovação e a acelerar uma agenda partilhada para alcançar uma transformação digital orientada para o ROI", afirma Jean-Michel Baticle, Presidente e COO da CGI.
À medida que os gestores prosseguem neste duplo objetivo, também estão a olhar cada vez mais para a IA. Em todos os setores, o estudo da CGI revela que 26% estão a implementar a IA tradicional - mais 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior - e 79% estão a investigar ou a realizar provas de conceito para a IA generativa.
Devendo com este novo financiamento passar a valor 14 mil milhões