IBM abre 1º centro de dados quânticos na Europa

2024-10-02

A IBM acaba de inaugurar o primeiro IBM Quantum Data Center fora dos Estados Unidos, mais concretamente na Alemanha. Este é o seu segundo centro de dados quânticos em todo o mundo, representando uma grande expansão da sua frota de sistemas quânticos avançados à escala utilitária disponíveis para utilizadores em todo o mundo através da cloud.
Já operacional em Ehningen, na Alemanha, o Centro de Dados Quânticos tem dois novos sistemas à escala utilitária baseados no IBM Quantum Eagle e incorporará em breve um sistema adicional baseado no IBM Quantum Heron. Estes sistemas são capazes de efetuar cálculos que ultrapassam as capacidades de simulação de força bruta dos computadores clássicos.
Apresentado pela primeira vez no final do ano passado, o IBM Heron é o chip quântico mais potente da empresa até à data. É um avanço na missão da empresa de levar a computação quântica útil ao mundo, permitindo aos utilizadores aumentar a complexidade dos algoritmos que exploram em hardware quântico real.
Quando o sistema baseado no IBM Heron estiver disponível no IBM Quantum Data Center na Europa, será o terceiro sistema Heron instalado em toda a frota quântica global da IBM, que pode ser acedida por mais de 250 empresas, universidades, instituições de investigação e organizações em todo o mundo. O IBM Heron oferece até 16 vezes mais desempenho e uma velocidade 25 vezes maior do que os anteriores sistemas quânticos da IBM, de acordo com as métricas avaliadas há dois anos.
Se for implementado juntamente com os sistemas de escala utilitária já instalados no novo IBM Quantum Data Center, o sistema baseado no IBM Heron irá expandir a frota de mais de uma dúzia de computadores quânticos que a IBM oferece atualmente através da cloud, tornando-a a maior frota do seu género a nível mundial. A inauguração do novo centro de dados quânticos foi celebrada numa cerimónia que contou com a presença de altos funcionários governamentais, incluindo o Chanceler alemão, Olaf Scholz.
"A abertura do IBM Quantum Data Center em Ehningen é uma excelente notícia para a Alemanha. Servirá de local para a inovação e o crescimento empresarial e é uma expressão da confiança dos investidores no mercado alemão. A IBM enriquece o panorama alemão da computação quântica com este novo centro de dados. O Governo alemão está a prestar um apoio específico ao desenvolvimento de tecnologias quânticas, promovendo a criação de competências e capacidades neste domínio para fomentar um ecossistema robusto em torno do desenvolvimento de computadores quânticos", afirmou Olaf Scholz, Chanceler da Alemanha.
"A abertura do nosso primeiro IBM Quantum Data Center na Europa representa um marco crucial para o avanço tecnológico da região. Reflete o nosso compromisso para com a Europa e sublinha a importância da colaboração com a indústria, o meio académico e os decisores políticos para construir um ecossistema quântico pan-europeu. Esta instalação de última geração irá fomentar a inovação em torno da computação quântica, criando novas oportunidades para a atração de talento e assegurando que a Europa permaneça na vanguarda dos avanços tecnológicos globais", revelou Ana Paula Assis, CEO e Presidente da IBM Europa, Médio Oriente e África.
O IBM Quantum Data Center na Europa é acessível através da IBM Quantum Platform, dando continuidade à missão da IBM de permitir o desenvolvimento de casos de uso de computação quântica e apoiar os clientes à medida que avançam na descoberta de algoritmos na Era da utilidade quântica e até à vantagem quântica.
 


No âmbito do Mecanismo Interligar a Europa (MIE)


Novo regulamento de cibersegurança para produtos digitais


No âmbito do Data Privacy Framework


De acordo com documento de trabalho do DOJ


Defendendo que deve estar sujeito às regras da UE