As empresas vão investir quase 16 mil milhões de dólares em todo o mundo em soluções de inteligência artificial (IA) só este ano. E antecipa-se que esses valores, que incluem não só o software GenAI, mas também o hardware de infraestrutura relacionado e serviços de TI/negócios, alcancem os 143 mil milhões de dólares em 2027. Estas são as mais recentes precisões da IDC.
Assim, a taxa composta de crescimento anual (CAGR) é de 73,3% durante o período de previsão 2023-2027. Isto é mais do dobro da taxa de crescimento dos gastos globais com IA e quase 13 vezes maior do que o CAGR dos gastos mundiais com TI no mesmo período.
"A IA generativa é mais do que uma tendência passageira ou um mero exagero. É uma tecnologia transformadora com implicações de longo alcance e impacto nos negócios. Com uma implementação ética e responsável, a GenAI está preparada para remodelar as indústrias, mudando a forma como trabalhamos, nos divertimos e interagimos com o mundo", refere Ritu Jyoti, group vice president, Worldwide Artificial Intelligence and Automation market research and advisory services da IDC.
Antecipa-se que os investimentos em IA generativa sigam uma progressão natural ao longo dos próximos anos, à medida que as organizações passam da experimentação inicial para uma construção agressiva com casos de uso direcionados, até a adoção generalizada em todas as atividades de negócios, com uma extensão do uso de IA generativa até o limite.
"A taxa de gastos da IA generativa será um tanto limitada até 2025 devido à turbulência nas mudanças de carga de trabalho e na alocação de recursos, não apenas no silício, mas também em redes, instalações, confiança do modelo e habilidades de IA. Outros fatores que podem restringir a taxa de investimento esperada incluem preços, preocupações com privacidade e segurança, e a possibilidade de uma crise existencial que desencadeie grande antipatia do consumidor ou intervenções governamentais", diz Rick Villars, group vice president, Worldwide Research no IDC.
No final da previsão, os gastos com IA generativa vão representar 28,1% dos gastos gerais com IA, um aumento significativo em relação aos 9% em 2023. Sendo que os gastos com GenAI vão permanecer fortes muito além da fase de construção, à medida que essas soluções se tornam um elemento fundamental nos negócios digitais das empresas.
A infraestrutura para IA generativa, incluindo hardware, infraestrutura como serviço (IaaS) e software de infraestrutura de sistema (SIS), vão representar a maior área de investimento durante a fase de construção. Mas os serviços de IA generativa vão ultrapassar gradualmente a infraestrutura até o final da previsão, com um CAGR de cinco anos de 76,8%.
Os segmentos de software de IA generativa terão um crescimento mais rápido em relação à previsão de 2023-2027, com plataformas/modelos de IA generativa a entregar um CAGR de 96,4%, seguido pelo desenvolvimento e implementação de aplicações de IA generativa (AD&D) e software de aplicações com um CAGR de 82,7%.
Defendendo que se deve manter como organização sem fins lucrativos