Itália multa Apple em 10 milhões de euros por práticas anticoncorrenciais
2020-12-03

A Apple acaba de ser multada em Itália em 10 milhões de euros por práticas comerciais "agressivas e enganosas" no que toca à venda de oito modelos de iPhone. A marca terá enganado os consumidores, ao não indicar as condições em que os seus smartphones são resistentes à água.
De acordo com a autoridade da concorrência italiana, em causa estão as campanhas publicitárias dos modelos 8, 8 Plus, XR, XS, XS Max, 11 Pro e 11 Pro Max no país. A Apple terá publicitado os seus smartphones como resistentes à água mas não indicou as circunstâncias específicas desta propriedade.
Nas campanhas, a Apple terá indicado que os smartphones conseguem sobreviver a uma submersão em água, a uma profundidade entre 1 a 4 metros, durante um período máximo de 30 minutos. Mas só terá chegado a chegar a um resultado semelhante em testes laboratoriais.
E o aviso da empresa de que os smartphones não estão cobertos pela garantia em caso de danos causados por líquidos, é enganador. Além de ter de pagar 10 milhões de euros, a Apple terá de apresentar na versão italiana do seu website uma mensagem a explicar o sucedido. Para já, a empresa da maçã ainda não se manifestou quanto à coima.