A consultora tecnológica espanhola Izertis anunciou a aquisição do grupo de consultoria britânico May Business Consulting (MBC), especializado em transformação digital, pagamentos eletrónicos, cartões bancários, gestão da mudança e operações e centrado principalmente no setor financeiro. Em paralelo, vai lançar dois centos de serviços, um na Índia e outro na América Latina, para diversificar as suas capacidades globais.
O anúncio da compra da empresa britânica foi avançado pelo presidente da Izertis, Pablo Martín, durante a apresentação dos resultados do exercício de 2024. Onde destacou ainda o arranque de dois novos centros internacionais de produção na Índia e na América Latina, com o objetivo de diversificar as suas capacidades globais e de potenciar o acesso a pessoal com elevadas capacidades tecnológicas.
O grupo May Business Consulting (que inclui as sociedades britânica May Businees Consulting e a espanhola May Business Consulting), é uma referência na prevenção do branqueamento de capitais (AML) e na deteção de crimes financeiros. Presta serviços principalmente no sector financeiro, trabalhando com bancos, fintech e entidades reguladas. Tem escritórios em Milton Keynes (Reino Unido), Madrid e Sevilha e uma equipa global de mais de 100 profissionais, sendo que no ano passado obteve um volume de negócios global de 8,4 milhões de euros.
Esta é a terceira aquisição da Izertis no Reino Unido, depois da Assured Thought, em janeiro último, e da Projecting, em julho do ano passado, ambas também especializadas no setor financeiro. Em setembro do ano passado comprou ainda a suíça Digiswit. Com a incorporação da MBC, a Izertis mantém o seu forte ritmo de expansão internacional e a sua presença em mercados com um crescimento significativo, com 16 escritórios na Europa e América, e projetos em mais de 25 países.
Os novos centros de serviços internacionais situar-se-ão em dois mercados-chave, Índia e América Latina, que oferecem à Izertis oportunidades estratégicas de grande alcance. Serão realizados através de joint ventures com parceiros locais e espera-se que empreguem cerca de 500 pessoas no prazo de 12 meses. O hub Latam reforçará as capacidades que a Izertis já possui nos seus centros na Colômbia e no México, estando prevista a abertura de novas localizações. Os novos centros, juntamente com o já existente na Europa, permitirão à empresa avançar na sua posição de empresa global e internacional, e reforçar a sua posição como uma das principais consultoras tecnológicas espanholas.
A Índia, uma das 10 maiores economias do mundo, é um dos mais relevantes centros de desenvolvimento tecnológico a nível global, com uma indústria de tecnologia avançada e uma mão de obra altamente qualificada e competitiva. A América Latina, por seu lado, com a sua proximidade dos Estados Unidos e a sua crescente infraestrutura tecnológica, facilita a abertura de novos mercados e permite reforçar a competitividade com soluções adaptadas às necessidades regionais.
No ano passado, a Izertis obteve 38,1 milhões de euros de receitas e 20,7 milhões de euros de EBITDA normalizado, números que consolidam a trajetória de crescimento ininterrupto da empresa, com aumentos de 13,8% e de 10,9%, respetivamente.
A Izertis incorporou no segundo semestre de 2024 duas empresas, a Projecting e a Digiswit. Apesar do esforço financeiro destas operações, mantém uma sólida posição de tesouraria, com 32,4 milhões de euros, quase oito vezes o valor alcançado em 2019, ano em que foi cotada na BME Growth. A empresa de consultoria tecnológica mantém o roadmap estabelecido no seu Plano Estratégico 2027, que, para além da expansão internacional, inclui uma cotação no Mercado Contínuo.