O operador móvel indiano Jio Platforms Limited (JPL) juntou-se à AMD, Cisco e Nokia para construírem uma plataforma aberta de IA de telecomunicações. O objetivo é aumentar a segurança e a eficiência da rede, através da nova ‘Open Telecom AI Platform'.
Esta plataforma de IA será projetada para oferecer suporte a operadores e fornecedores de serviços com soluções orientadas por IA do mundo real, assim como fornecer novas oportunidades de receita para os fornecedores de serviços. A plataforma será independente de LLM e utilizará APIs abertas para otimizar sua funcionalidade e recursos.
"Ao aproveitar a IA agencial em todas as camadas de telecomunicações, estamos a construir uma plataforma de fluxo de trabalho orquestrada multimodal e multidomínio, que redefine a eficiência, a inteligência e a segurança para o setor de telecomunicações", refere em comunicado Mathew Oommen, CEO da Jio. Segundo o qual a iniciativa "vai além da automação. Trata-se de capacitar redes autónomas orientadas por IA que se adaptam em tempo real, aprimoram as experiências do utilizador e criam novas oportunidades de serviço e receita em todo o ecossistema digital."
A Cisco fornecerá soluções integradas para o projeto, incluindo o Cisco Agile Services Networking, Data Center Networking, Compute, AI Defense e Splunk Analytics. "Esta colaboração com a Jio Platforms Limited, AMD e Nokia aproveita a experiência dos líderes do setor para revolucionar as redes com IA", diz Chuck Robbins, presidente e CEO da Cisco.
Já a Nokia fornecerá soluções de comunicação em várias áreas, incluindo RAN, Core, banda larga fixa, IP e transporte ótico. "Estamos muito satisfeitos por trazer a nossa ampla experiência para este projeto", acrescentou Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital