Líder da CE apela aos 27 para investirem mais em I&D

2023-03-17

A presidente da Comissão Europeia apelou estados-membros da União Europeia que aumentem a ambição ao nível de investimento em investigação, considerando que a meta acordada de consagrar 3% do PIB a esta área até 2030 é insuficiente.

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, num debate sobre a cimeira de chefes de Estado e de Governo da EU, agendada para 23 e 24 de março, Ursula von der Leyen, centrou a sua intervenção nas medidas propostas por Bruxelas para tornar o bloco comunitário mais competitivo. Isto depois de ter estado na semana passada nos Estados Unidos, onde discutiu com Joe Biden a lei de combate à inflação adotada por Washington, que desencadeou uma corrida aos subsídios.

"Nós, europeus, estabelecemos o objetivo de gastar 3% do nosso PIB em Investigação e Desenvolvimento (I&D). Estamos a aproximar-nos, lentamente, mas de forma segura, desse objetivo. Mas tal não é suficiente. Outros são mais rápidos e melhores", advertiu a presidente da CE. Afirmou ainda que, apesar do montante consagrado a I&D esteja a aumentar lentamente, a percentagem de despesas globais neste domínio recuou de 41% para 31% nos últimos 20 anos.

Por isso, "a Europa tem de melhorar. Juntamente com a presidência sueca do Conselho, gostaria de propor aos chefes de Estado e de Governo que aumentemos o objetivo comum da Europa em matéria de despesas em investigação. Isto não é apenas necessário para os investigadores, cientistas e empresas da Europa. É também um forte sinal da seriedade com que encaramos o reforço da nossa competitividade".

Adiantou ainda que o encontro com o presidente norte-americano permitiu uma "discussão muito boa" sobre o plano norte-americano de combate à inflação, congratulando-se por ter sido possível encontrar "soluções para as facetas dessa lei que preocupavam a Europa. Considerando que existe uma semelhança impressionante entre a Lei de Redução da Inflação [dos EUA] e o Pacto Ecológico Europeu",  pois "ambas são simultaneamente uma estratégia climática e uma estratégia de investimento e crescimento", contemplando uma forte aposta em tecnologias limpas, destacou também que a Europa ainda tem de fazer o seu trabalho, para não ficar para trás.

 


Medida tem efeitos imediatos para prevenir fugas de informação


Nova ferramenta disponível em breve para todos os utilizadores


Grupo tinha adquirido empresa no final de 2018


Gigante reuniu grupo de 50 empresas europeias


Além de fechar as 5 mil vagas que tinha abertas


Se a rede social continuar nas mãos do grupo chinês ByteDance


De acordo com estudo conclusões de estudo da Accenture


Aposta da Microsoft em oferta similar à do ChatGPT está a dar frutos