Maioria dos europeus apoia utilização da IA no local de trabalho

2025-02-13

A maioria dos cidadãos europeus considera que as tecnologias digitais, incluindo a inteligência artificial (IA), têm um impacto positivo nos seus empregos, na economia, na sociedade e na qualidade de vida. Mais de 60% tem uma opinião positiva sobre os robôs e a IA no trabalho e mais de 70% acredita que melhoram a produtividade. Os dados são de um novo inquérito do Eurobarómetro.

Mostram ainda que embora a maioria dos europeus apoie a utilização de robôs e de IA para tomar decisões no trabalho, 84% consideram que a IA exige uma gestão cuidadosa, que garanta a proteção da privacidade e a transparência no local de trabalho.

"A IA está a tornar-se parte integrante dos locais de trabalho modernos. Temos de a utilizar de uma forma que ajude os trabalhadores e os proteja. Temos uma base sólida de regras, com o nosso RGPD, a Lei da IA e a Diretiva relativa ao trabalho em plataforma. Vamos analisar a forma como estas regras são aplicadas para abordar o impacto da IA em todo o mercado de trabalho", refere em comunicado a vice-presidente executiva da CE para os Direitos e Competências Sociais, Emprego de Qualidade e Preparação, Roxana Mînzatu.

Os resultados do inquérito estão em consonância com um dos principais objetivos das Orientações para a Competitividade da UE, que consiste em integrar as tecnologias digitais e a IA nos locais de trabalho, para impulsionar a inovação e a produtividade.

 


Pretende-se angariar 100 mil milhões de dólares para investir


Na sequência de uma investigação iniciada há um ano


Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital


De acordo com os dados do Consumer Conditions Scoreboard