Excedendo as previsões do mercado, a Meta subiu os seus lucros em 26% e as receitas em 19% no terceiro trimestre do ano, impulsionada pela crescente adoção da IA nas suas ofertas. Mas a dona do Facebook e Instagram avisa que os níveis de investimento vão aumentar significativamente em 2025, a par de uma "aceleração significativa" das despesas relativas às infraestruturas.
"Tivemos um bom trimestre impulsionado pelo progresso da IA nas nossas aplicações e negócios", disse Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta.
No total, a gigante tecnológica registou receitas de 40,58 mil milhões de dólares e lucros de 17,35 mil milhões entre julho e setembro, E antecipa receitas entre 45 mil e 48 mil milhões de dólares no trimestre atual, antecipando que as despesas totais fiquem no total deste ano entre 96 mil e 98 mil milhões de dólares, um valor idêntico ao que antecipava anteriormente.
Já em termos de investimento, deverá ficar 38 mil e 40 mil milhões de dólares, devendo crescer significativamente em 2025. Acresce uma "aceleração significativa" das despesas relativas às infraestruturas no próximo ano.
No total, as receitas do negócio de publicidade da Meta atingiram 39,9 mil milhões de dólares no trimestre, mais 18,7% em termos homólogos. A publicidade representou 98,3% da receita total. O número de pessoas ativas diariamente nas suas plataformas cresceu 5% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre, para 3,29 mil milhões.
Destaca-se aind que a unidade Reality Labs da Meta, que inclui as tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, registou perdas operacionais de 4,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre. Desde 2020 que esta área de negócio gerou perdas acumuladas de cerca de 58 mil milhões de dólares, decorrentes dos fortes investimentos em hardware e software na "nova era na computação". As vendas nesta unidade aumentaram 29% em termos homólogos para os 270 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, bastante abaixo das expectativas dos analistas de 310 mil milhões de dólares. E as perdas vão aumentar ainda mais, com "os atuais esforços de desenvolvimento de produtos e investimentos para dar escala ao ecossistema".
Defendendo que se deve manter como organização sem fins lucrativos