Microsoft compra 27% da dona do ChatGPT por 135 mil milhões

2025-10-28

A Microsoft e a OpenAI assinaram uma parceria estratégica, no âmbito da qual a tecnológica liderada por Satya Nadella vai ficar com uma posição de 27% na dona do ChatGPT. Esta posição está avaliada em 135 mil milhões de dólares. Este acordo estava a ser negociado já há alguns meses e abre caminho à tão desejada transformação da OpenAI numa organização com fins lucrativos, como vinha a defender o seu líder, Sam Altman. A parceria abrange ainda um acordo de venda de serviços de computação da Azure à dona do ChatGPT.
Com a avaliação da posição da Microsoft em 135 mil milhões, a dona do ChatGPT fica assim como um valor global de 500 mil milhões de dólares. E vai avançar para uma reestruturação que lhe permitirá não só transformar-se numa empresa como ainda e conseguir angariar capital de risco. 
Nos termos deste acordo, a Microsoft terá acesso à tecnologia da OpenAI até 2032, mesmo que esta alcance a inteligência artificial geral (AGI), o nível em que os sistemas de IA vão conseguir eplicar um nível de inteligência semelhante à humana e alcançar capacidade de autoensino. 

A Microsoft fechou ainda um acordo com a dona do ChatGPT para a venda de serviços de computação em cloud através da Azure, avaliado em 250 mil milhões de dólares. Como moeda de troca, a tecnológica de Satya Nadella não vai mais poder negar este tipo de serviços à OpenAI, nem terá direitos sobre o hardware produzido pela sua participada. 
Recorde-se que a OpenAI foi criada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos. No entanto, o seu líder tem vindo a defender a sua transformação numa empresa com gins lucrativos, o que levantou forte oposição de um dos fundadores, Elon Musk. Para conseguir angariar capital de risco e atrair investimentos, a tecnológica formou em 2019 OpenAI LP, uma entidade com fins lucrativos controlada pela OpenAI.
"A OpenAI concluiu a sua recapitalização, simplificando a sua estrutura corporativa. A organização sem fins lucrativos continua a controlar a organização com fins lucrativos e agora tem um caminho direto para recursos importantes antes da chegada da AGI", refere em comunicado Bret Taylor, presidente da empresa. 
O comunicado refere que desde 2019, a Microsoft e a OpenAI partilham a visão de "promover a IA de forma responsável e tornar os seus benefícios amplamente acessíveis. O que começou como um investimento numa organização de investigação tornou-se uma das parcerias mais bem-sucedidas do nosso setor. Ao entrarmos na próxima fase desta parceria, assinámos um novo acordo definitivo que se baseia na nossa fundação, reforça a nossa parceria e prepara o terreno para o sucesso a longo prazo de ambas as organizações".
"Ao entrarmos neste novo capítulo da nossa parceria, ambas as empresas estão melhor posicionadas do que nunca para continuar a criar produtos excelentes que atendam às necessidades do mundo real e criem novas oportunidades para todos e para todas as empresas", remata-se.


Alemanha será sede do Centro Europeu de Operações


Nova solução deverá ser lançada na primavera de 2026


No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"


Para criar IA Industrial com foco na soberania digital


Orçamento terá agora de ser aprovado no Parlamento


O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor


Prevendo-se um crescimento contínuo nos próximos sete anos


Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia