Microsoft investe “vários milhares de milhões de dólares” na OpenAI

2023-01-26

Confirma-se: a Microsoft reforçou o seu investimento na OpenAI, num processo que marcou a entrada na "3ª fase da nossa parceria de longo prazo com a OpenAI, através de um investimento de vários anos e de milhares de milhões de dólares para acelerar avanços na IA, para garantir que estes benefícios são amplamente partilhados com o mundo". A informação é avançada em comunicado da big tech.

 

Esta é a terceira vez em que a gigante liderada por Satya Nadella investe na OpenAI, startup que desenvolveu que desenvolveu vários modelos de inteligência artificial (IA), incluindo o ChatGPT. A primeira vez foi em 2019 e a segunda em 2021. 

 

Na últimas semanas foram surgindo notícias de que a tecnológica estava a preparar um novo investimento na OpenAI, para controlar pelo menos 49% do projeto, tendo-se avançado valores da ordem dos 10 mil milhões de dólares. 

 

O projeto vai agora escalar os trabalhos em supercomputação e desenvolver "novas experiências alavancadas por inteligência artificial". A Microsoft será o  único fornecedor de cloud à OpenAI, pelo que será a cloud Azure a fazer mexer os trabalhos da OpenAI nas áreas de investigação, produtos e serviços de API (interface de programação de aplicações).

 

"Formámos uma parceria com a OpenAI em torno da nossa ambição partilhada de avançar de forma responsável na investigação de IA e a democratizar a inteligência artificial como uma nova plataforma tecnológica. Nesta nova fase da parceria, os programadores e organizações de várias indústrias vão ter acesso à melhor infraestrutura de IA, modelos e ferramentas com Azure para construir e executar as suas aplicações", refere Satya Nadella, CEO da Microsoft. 

 

Sam Altman, CEO da OpenAI, destaca que "os últimos três anos de parceria têm sido ótimos", dizendo que a tecnológica partilha os mesmos "valores" na área da investigação que a startup de São Francisco.

 


Para garantir que utilizadores separam factos da ficção


Para ampliar capacidade dos seus centros de dados


Fabricante de chips regista números recorde


Empresas ainda não estão a dar prioridade ao tema


De acordo com novo relatório da Salesforce


No âmbito do seu maior evento de tecnologia


Empresa revela dados do Wolf Security Threat Insights Report


Para acelerar ofertas aos clientes


Além dos projetos similares nos Países Baixos e Bélgica


Através de nova iniciativa “Value Generation”