Confirma-se: a Microsoft reforçou o seu investimento na OpenAI, num processo que marcou a entrada na "3ª fase da nossa parceria de longo prazo com a OpenAI, através de um investimento de vários anos e de milhares de milhões de dólares para acelerar avanços na IA, para garantir que estes benefícios são amplamente partilhados com o mundo". A informação é avançada em comunicado da big tech.
Esta é a terceira vez em que a gigante liderada por Satya Nadella investe na OpenAI, startup que desenvolveu que desenvolveu vários modelos de inteligência artificial (IA), incluindo o ChatGPT. A primeira vez foi em 2019 e a segunda em 2021.
Na últimas semanas foram surgindo notícias de que a tecnológica estava a preparar um novo investimento na OpenAI, para controlar pelo menos 49% do projeto, tendo-se avançado valores da ordem dos 10 mil milhões de dólares.
O projeto vai agora escalar os trabalhos em supercomputação e desenvolver "novas experiências alavancadas por inteligência artificial". A Microsoft será o único fornecedor de cloud à OpenAI, pelo que será a cloud Azure a fazer mexer os trabalhos da OpenAI nas áreas de investigação, produtos e serviços de API (interface de programação de aplicações).
"Formámos uma parceria com a OpenAI em torno da nossa ambição partilhada de avançar de forma responsável na investigação de IA e a democratizar a inteligência artificial como uma nova plataforma tecnológica. Nesta nova fase da parceria, os programadores e organizações de várias indústrias vão ter acesso à melhor infraestrutura de IA, modelos e ferramentas com Azure para construir e executar as suas aplicações", refere Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Sam Altman, CEO da OpenAI, destaca que "os últimos três anos de parceria têm sido ótimos", dizendo que a tecnológica partilha os mesmos "valores" na área da investigação que a startup de São Francisco.