A Nokia vai avançar com uma transição de liderança do grupo. O atual presidente e CEO, Pekka Lundmark, anunciou a sua saída. Sendo apontado para o seu lugar Justin Hotard, que iniciará o seu novo cargo a partir de 1 de abril.
O novo presidente e CEO tem mais de 25 anos de experiência em empresas tecnológicas globais. Atualmente, lidera o Data Center & AI Group na Intel. Anteriormente, ocupou vários cargos de liderança em grandes empresas de tecnologia, incluindo a Hewlett Packard Enterprise e a NCR Corporation.
"Estou muito satisfeito por dar as boas-vindas a Justin à Nokia. Ele tem um forte histórico de aceleração do crescimento em empresas de tecnologia, juntamente com uma vasta experiência em IA e mercados de data center, que são áreas críticas para o crescimento futuro da Nokia. Nos seus cargos anteriores, e ao longo do processo de seleção, demonstrou a visão estratégica, a visão, a liderança e a mentalidade de criação de valor necessárias para um CEO da Nokia", refere em comunicado Sari Baldauf, presidente do Conselho de Administração da Nokia.
"Sinto-me honrado com a oportunidade de liderar a Nokia, um líder global em conetividade com uma herança única em tecnologia. As redes são a espinha dorsal que alimenta a sociedade e as empresas e permitem mudanças tecnológicas geracionais, como a que estamos a viver atualmente na IA. Estou entusiasmado por começar e espero continuar a jornada de transformação da Nokia para maximizar o seu potencial de crescimento e criação de valor", diz Justin Hotard.
Depois de liderar a Nokia desde 2020, o atual presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, decidiu abandonar as funções executivas. Durante o seu mandato, a Nokia restabeleceu a sua liderança tecnológica nas redes de rádio 5G e construiu uma posição forte nas redes centrais nativas da cloud. Deixará o cargo em 31 de março, mas continuará como conselheiro do novo líder até ao final do ano.
Considerando haver uma verdadeira corrida ao armamento digital