Nokia conclui acordo de licenciamento cruzado de patentes com Lenovo

2021-04-07 A Nokia concluiu um acordo de licenciamento cruzado de patentes, multianual e multi-tecnológico, com a Lenovo sendo que esta efetuará um pagamento compensatório à fabricante finlandesa. Os termos deste acordo não foram divulgados, mas vem resolver todos os litígios de patentes pendentes e outros procedimentos entre as duas fabricantes em todas as jurisdições.

"Estamos encantados por termos chegado a um acordo com a Lenovo. O acordo reflete os investimentos de décadas da Nokia em I&D e as contribuições para os standards no móvel e no multimédia. Apreciamos e respeitamos o espírito construtivo que a Lenovo trouxe às nossas negociações e esperamos trabalhar em conjunto para trazer mais inovação aos utilizadores em todo o mundo", diz em comunicado Jenni Lukander, Presidente da Nokia.

"O nosso acordo reflete o valor da liderança tecnológica da Nokia e do investimento contínuo da Lenovo na inovação em 5G. O acordo global alcançado permitirá a colaboração futura entre as nossas empresas em benefício dos clientes em todo o mundo", acrescenta John Mulgrew, Director de Propriedade Intelectual da Lenovo.
A carteira de patentes da Nokia está construída sobre mais de 129 mil milhões de euros investidos em I&D nas últimas duas décadas e é composta por cerca de 20 mil famílias de patentes, incluindo mais de 3,5 mil famílias de patentes declaradas essenciais para o 5G. O grupo contribuiu significativamente para a investigação multimédia e vídeo e para o desenvolvimento de padrões da indústria ao longo de mais de 30 anos.

A Nokia contribui com estas e outras invenções para abrir normas em troca do direito de as licenciar em termos justos, razoáveis e não discriminatórios (FRAND). As empresas podem licenciar e utilizar estas tecnologias sem a necessidade de fazer os seus próprios investimentos substanciais em I&D.


CEO da gigante diz que modelo do futuro passa pela flexibilidade


Grupo anunciou investimentos de 9 mil milhões desde janeiro


Avançando com proposta para alterar estratégia comunitária


Depois de uma queixa da Spotify sobre a App Store no ano passado


Revela relatório sobre Maturidade Digital da Minsait e SIA


Num negócio avaliado em cinco mil milhões de dólares


Com consolidação do posicionamento em áreas geograficamente estratégicas para o crescimento futuro