Nokia lidera projeto PROACTIF para robótica e tecnologia não tripulada

2025-06-05

A Nokia foi selecionada para liderar o projeto PROACTIF, uma importante iniciativa europeia financiada pela Empresa Comum Chips da UE. O projeto visa aumentar a resiliência e a liderança da UE nas tecnologias de componentes e sistemas electrónicos (ECS), ao mesmo tempo que promove a autonomia nos setores europeus dos drones e da robótica.
O consórcio PROACTIF inclui 42 parceiros e quatro filiais de 13 países, centrando-se na vigilância de infraestruturas críticas e na gestão de emergências. Destina-se a transformar a forma como a Europa responde a emergências e protege bens essenciais.
"A vasta experiência da Nokia ajudou a estabelecer as melhores práticas de tecnologia de drones e a transformá-los em ajudantes diários para a segurança pública e operações de missão crítica. Este projeto demonstra o compromisso da Nokia em promover a inovação e a resiliência em toda a Europa", refere em comunicado Thomas Eder, Diretor de Soluções Sem Fios da fabricante.
Prevê-se que o projeto gere cerca de 90 milhões de euros de receitas até 2035, juntamente com 50 novos produtos e mais de 15 patentes industriais. Tem também como objetivo criar centenas de postos de trabalho, dezenas de colaborações e atrair mais de 40 milhões de euros em investimentos adicionais.
Sob a liderança da Nokia, o PROACTIF reunirá instituições académicas, PME e líderes da indústria para desenvolver sistemas de veículos não tripulados (UxV) eco-eficientes, ciberseguros e seguros. Estes sistemas apoiarão a segurança civil da Europa, fornecendo soluções tecnológicas avançadas e económicas. E visa produzir nove componentes tecnológicos fundamentais e cinco plataformas de veículos não tripulados concebidos para serem autónomos, de rápida implantação e interoperáveis.

 


Ao mesmo tempo que cria uma super-equipa para esta área


Concentração na área dos satélites


Mostra World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini


No sentido de explorar formas de segurança nas redes e dados


Para ajudar robots a ouvir e compreender o mundo


Quer mostrar que é um parceiro estável e confiável


No âmbito do “Programa de Segurança para a Europa”


Nova área de negócio que resulta da corrida à tecnologia