Nove países europeus criam Coligação para os Semicondutores

2025-03-18

Um grupo de nove países europeus - Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Países Baixos - acordaram o lançamento da Coligação para os Semicondutores. Objetivo: fortalecer a competitividade e a autonomia estratégica da Europa nos chips.
A notícia é avançada pela Comissão Europeia em comunicado, onde se destaca ser "um passo importante para aprofundar a cooperação no ecossistema europeu de semicondutores". 
Assim, explica-se que à margem do Conselho COMPET, os ministros responsáveis dos nove países emitiram uma declaração em que acordaram reforçar a sua cooperação para fortalecer a competitividade e a autonomia estratégica da Europa no setor dos semicondutores. Pretende-se apoiar investigação, expandir a capacidade de produção e promover ma mão de obra altamente qualificada.
Esta coligação "constitui um forte sinal do empenho dos estados-membros em promover um ecossistema de semicondutores inovador, competitivo e resiliente na Europa. A Comissão apoia firmemente esta iniciativa e aguarda com expetativa a continuação da colaboração com todos os estados-membros e com as partes interessadas, públicas e privadas, do mercado dos chips.
Adianta-se que Bruxelas está já a trabalhar com os estados-membros através da Lei dos Chips, que mobilizou mais de 80 mil milhões de euros em investimentos para o fabrico de semicondutores e I&D. O trabalho da Coligação de Semicondutores contribuirá com informações valiosas para a avaliação e aperfeiçoamento deste quadro político, apoiando as ambições da Europa no domínio dos semicondutores.

 


Alemanha será sede do Centro Europeu de Operações


Nova solução deverá ser lançada na primavera de 2026


No caso de a venda de produtos ilegais ser um "problema sistémico"


Para criar IA Industrial com foco na soberania digital


Orçamento terá agora de ser aprovado no Parlamento


O também dundador da Altice quer que seja reconhecido que tem 20% do grupo devolução desse valor


Prevendo-se um crescimento contínuo nos próximos sete anos


Reunindo recursos essenciais para o desenvolvimento da tecnologia