A NTT DATA está a apostar na expansão acelerada de sua divisão de Data Centers Globais. Assim, nos últimos seis meses garantiu terrenos na América do Norte, Europa e Ásia, para suportar quase um gigawatt de capacidade dos seus data centers, que planeia concretizar. Este crescimento integra um investimento de 10 mil milhões de dólares já anunciado para expandir o negócio até 2027.
"Ao trazer uma nova capacidade para regiões de alto crescimento, estamos a construir a base que as empresas precisam para inovar, escalar e liderar com confiança numa economia impulsionada por IA. Com o apoio da nossa empresa-mãe, estamos numa posição única para poder investir e construir proactivamente, à frente da procura do mercado, fornecendo a infraestrutura resiliente e sustentável que nossos clientes precisam para ter sucesso, ao mesmo tempo em que nos mantemos à frente das mudanças do setor", afirma em comunicado Doug Adams, CEO e presidente dos Global Data Centers da NTT DATA.
Com a rápida expansão de aplicações orientadas por IA e a crescente dependência da computação cloud, as empresas exigem uma infraestrutura que possa suportar cargas de trabalho de alto desempenho e aplicações com uso intensivo de dados. Assim, nos últimos seis meses, a NTT DATA adquiriu terrenos em sete mercados de alta procura, posicionando a empresa para fornecer infraestrutura escalável e pronta para IA, de forma a responder às crescentes necessidades das empresas.
As principais aquisições de terrenos da NTT DATA incluem novos mercados como Milão, em Itália, e Tochigi, no Japão. No primeiro caso, pretende responder à crescente procura de infraestruturas para IA e hiperescala no sul da Europa, pelo que instalará 128MW de capacidade. No segundo caso, vai construir dois centros de dados de alta capacidade, totalizando aproximadamente 100MW.
Adquiriu ainda terrenos em mercados onde está presente. A começar por Hillsboro (Oregon, EUA), região estrategicamente localizada no corredor tecnológico do Noroeste do Pacífico com conetividade direta à Ásia através da rede Subsea Connect da NTT DATA. O novo local trará uma capacidade adicional de 216MW à presença existente m Hillsboro, elevando a capacidade total planeada para 354MW.
Adquiriu ainda terrenos em Phoenix (Arizona, EUA), para desenvolver um novo campus de centros de dados múltiplos, com sete instalações planeadas e uma capacidade prevista de 324MW. O primeiro centro de dados está programado para abrir no ano fiscal de 2028. Aqui tem já um campus que suporta 240MW de capacidade. Com o novo campus, a capacidade total planeada será de pouco menos de 600MW.
Londres (Inglaterra) foi outro local onde investiu, adquiriu o terreno subjacente à suas instalações existentes, reforçando posição num dos mercados mais ativos do mundo e um centro estratégico para empresas multinacionais. A nova instalação será a oitava instalação na área de Londres.
Ainda na Europa, apostou na Alemanha. Mais concretamente em Frankfurt, a capital financeira e tecnológica alemã, onde se situa a DE-CIX, uma das maiores bolsas de valores da internet do mundo. Esta é uma localização-chave para hiperescaladores e empresas que necessitam de infraestruturas seguras e de elevada capacidade. Será o 5º local da NTT DATA na área de Frankfurt e espera-se que traga mais 80MW de capacidade.
Por fim, em Osaka (Japão), pretende desenvolver dois centros de dados, totalizando 36MW. A primeira instalação está programada para abrir no ano fiscal de 2027. Este projeto elevará a contagem total de data centers da NTT DATA na região de Osaka para três instalações, com uma capacidade total de aproximadamente 70MW.
"As nossas aquisições de terrenos são mais do que crescimento. Trata-se de moldar o futuro da infraestrutura digital a uma escala global. À medida que o cenário digital evolui a uma velocidade sem precedentes, a NTT Global Data Centers está a investir corajosamente para garantir que os nossos clientes estão prontos para liderar num mundo cada vez mais conectado e dinâmico", remata Doug Adams.
Mostra World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini