A forte corrida aos chips de inteligência artificial acaba de tornar a Nvidia na empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft e a Apple. Depois de ter entrado para o restrito clube das "3-trillion-dollar baby", a fabricante de semicondutores ultrapassou o valor da capitalização bolsista da Apple. Agora, fez o mesmo com a Microsoft, tornando-se na cotada mais valiosa do mundo.
O preço das ações da empresa continua a subir, batendo sucessivos recordes históricos, alcançando esta terça-feira os 136 dólares. No total, a capitalização bolsista alcançou os 3,34 biliões de dólares, quando a Apple e a Microsoft ficaram cotadas, respetivamente, em 3,29 biliões de dólares e 3,31 biliões de dólares. Recorde-se que durante vários anos a Apple foi a mais valiosa do mundo, um título que passou no início deste ano para a Microsoft.
A ascensão meteórica da Nvidia resulta da forte procura dos seus chips de IA, quando todas as grandes empresas apostam forte na tecnologia. Só este ano, as suas ações subiram cerca de 180%, quando as da Microsoft aumentaram 19%.