Outubro é, pelo 12º ano consecutivo, o Mês Europeu da Cibersegurança. Um mês centrad na sensibilização para as táticas de manipulação online que vai abordar a tendência crescente da engenharia social.
A Comissão Europeia salienta, em comunicado, que esta campanha anual é dedicada a promover a conscientização e as boas práticas de segurança cibernética. Concentranto-se na engenharia social, onde os golpistas usam falsificação de identidade, e-mails de phishing ou ofertas falsas para enganar as pessoas e fazê-las realizar determinadas ações online ou fornecer informações confidenciais ou pessoais.
Assim, serão realizados em toda a Europa vários eventos ao longo deste mês. Os conteúdos considerados mais inovadores sobre segurança cibernética serão reconhecidos com um prémio.
Para Margrethe Vestager, vice-presidente europeia responsável pelo digital, "em outubro, como todos os anos, pedimos que fique vigilante online. Os hackers estão a ficar mais criativos na engenharia de golpes, explorando a confiança e enganando indivíduos, empresas e organizações para que partilhem informações. As ameaças cibernéticas estão a evoluir a um ritmo acelerado e precisamos atualizar constantemente as capacidades para nos mantermos seguros online."
O Eurobarómetro da Comissão sobre competências de cibersegurança, publicado em maio, sublinha a necessidade de aumentar a sensibilização e a formação em matéria de cibersegurança, em particular do ponto de vista das empresas da UE.