PCs e smartphones com IA cada vez mais procurados em 2024

2024-02-08

Até ao final do ano, podem chegar às lojas um total de quase 300 milhões de dispositivos que utilizam IA. Sendo 240 milhões smartphones e 54,5 milhões computadores pessoais. A estimativa é da Gartner, que refere que a inclusão de novas capacidades alimentadas pela tecnologia será uma das tendências que marcará 2024. No ano passado, foram apenas 29 milhões de unidades. 
O valor total estimado de dispositivos com IA representa 22% de todos os smartphones básicos e premium, assim como a 22% de todos os PCs vendidos ao longo de 2024.
"A rápida adoção de capacidades de IA generativa nos equipamentos e de IA nos processadores vai eventualmente tornar-se num requisito base para as fabricantes", refere o analista Ranjit Atwal. 
A situação também deverá trazer desafios para as fabricantes, que terão de encontrar novas formas de se diferenciarem das restantes concorrentes. Para já, não se espera que a integração de IA em PCs impulsione os gastos dos consumidores para lá do que seria esperado com os aumentos de preços.
Mas os analistas acreditam que a IA poderá "rejuvenescer" o mercado de PCs ao longo de 2024, ajudando a manter os ciclos de substituição de equipamentos e mitigando alguns dos efeitos negativos da conjuntura disruptiva atual. 
A Gartner indica ainda que o mercado de PCs voltou a crescer nos últimos três meses de 2023, depois de oito trimestres consecutivos de queda. As previsões apontam para um aumento de 3,5% no número de equipamentos enviados para as lojas em 2024, num total de 250,4 milhões de unidades.
O mercado de smartphones também cresceu nos primeiros três meses de 2024, depois de nove trimestres em queda. Espera-se que o número de equipamentos a chegar às lojas cresça 4,2% este ano, num total de 1,2 mil milhões de unidades. À semelhança do mercado dos PCs, os smartphones com IA generativa não deverão impulsionar imediatamente a procura, algo que só se espera que aconteça a partir de 2027.
 


Com aprovação de mais duas peças essenciais


Antecipa estudo da Microsoft realizado pela IDC


Operação deverá ficar concluída até junho de 2025


Organizações e colaboradores atravessam momento complexo


TechnoVision Top 5 Tech Trends to Watch in 2025


Defendendo que se deve manter como organização sem fins lucrativos


Num investimento total de 10 mil milhões de dólares


Com envio da 1ª SMS por satélite